Rio de Janeiro bate novo recorde com mais de 2.600 cirurgias bariátricas pelo sistema público

Programa Estadual coordenado pelo médico Cid Pitombo supera marca de combate à obesidade com 100% das cirurgias feitas por videolaparoscopia

O Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro, no Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, ultrapassou a marca dos 2.600 pacientes. Comandado pelo Dr. Cid Pitombo, que é recordista em cirurgias bariátricas no Brasil, o programa do SUS é referência no país com todas as cirurgias feitas por videolaparoscopia desde 2010. A meta é chegar a 3.000 pacientes até o fim deste ano.

O combate à obesidade no Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica é feito por uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas. Mais de quatro mil pacientes estão em acompanhamento pré e pós-operatório. Além disso, são realizadas 40 cirurgias mensalmente.

Estudo feito pela equipe do Dr. Pitombo aponta que a vida sexual e financeira dos ex-gordinhos só melhorou após a cirurgia. Cerca de 40% dos pacientes afirmaram que a vida sexual passou de ruim para muito boa. Outros 14% disseram que a vida entre quatro paredes passou de boa para muito boa. Eles também relataram aumento de mais de 30% na renda familiar.

Perfil do especialista – Há quase 25 anos, ao sair da faculdade, Cid Pitombo foi para os Estados Unidos se especializar em cirurgia laparoscópica. Voltou ao Brasil cinco anos depois para aprender sobre cirurgias da obesidade e, ao final do mestrado e doutorado, rodou grandes centros de cirurgia bariátrica nos EUA.

Logo percebeu que os conhecimentos sobre laparoscopia e obesidade eram uma área a ser explorada. Juntou-se aos grandes nomes da cirurgia bariátrica, experimentou diferentes técnicas, operou e deu aulas em diversos países e se tornou referência no Brasil em cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica que utiliza em todas as unidades em que opera. O procedimento é menos invasivo e proporciona recuperação mais rápida do paciente.

Fonte: Assessoria de Imprensa

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: