Reumatismo de partes moles

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O reumatismo de partes moles é a lesão ou inflamação das estruturas que estão em volta das articulações (músculos, ligamentos, bursas, ênteses e tendões), resultando em bursites, tendinites, entesites e dor miofascial, sintomas que causam dor e dificuldade de realizar movimentos. Normalmente são temporárias e não causam deformidade, mas podem se tornar crônicas.

Síndrome do Impacto
É uma síndrome que consiste em dor e limitação dos movimentos do ombro em vários graus, devido à inflamação ou enfraquecimento dos tendões localizados ao redor da articulação do ombro.

Sintomas
O principal sintoma é a dor que ocorre geralmente à noite ou quando se movimenta o braço para cima. Com a evolução da doença pode ocorrer limitação para executar alguns movimentos.

Diagnóstico
O exame físico é o principal método para diagnosticar a lesão, localizando os pontos de maior sensibilidade. São realizados testes para avaliar se há limitação do movimento ou tendinite, ou lesões no manguito rotador, especificamente do músculo supra-espinhal. O ultrassom é um exame útil para identificar a inflamação ou a presença de lesão em algum tendão.

Tratamento

Para o alívio da dor e da inflamação são utilizados anti-inflamatórios e a infiltração com corticosteróides  guiada por ultrassom é uma ótima opção de tratamento, pois não apresenta os eventos adversos da medicação oral e o paciente refere alívio dos sintomas com melhora da mobilidade. A fisioterapia é um instrumento de tratamento importante após a infiltração para a recuperação da mobilidade da articulação e prevenção de novos danos.

Texto originalmente postado em: https://ultrarticular.com.br/tratamentos/reumatismo-de-partes-moles/

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));