“Se alguma parte do corpo é muito dolorosa, então, se você é um homem ou uma mulher, o sexo é obrigado a sofrer. Na medida em que sua vida sexual é afetada depende de quanto a dor se espalhou e que parte do seu corpo for afetado,”diz Heather Wallace, Presidente do grupo de caridade e apoio, preocupação de dor.
A boa notícia é que a dor não precisa ser o fim de uma vida sexual satisfatória e gratificante. Na verdade, a pesquisa sugere que a atividade sexual, quando confortável, é muitas vezes seguida de várias horas de alívio da dor.
A chave é para retornar a alguma forma de atividade sexual, logo que possível. Quanto mais você evitar sexo, quanto maior o medo de retomar o sexo torna-se e define uma espiral descendente. A falta de intimidade pode danificar seu relacionamento.
Planejar com antecedência para sexo
Se você vive com dor crônica, sexo espontâneo nunca vai ser fácil. Planejamento e preparação para o sexo pode não parecer muito romântico, mas é uma melhor maneira de alcançar uma vida sexual satisfatória. As pessoas muitas vezes experimentam dor mais em certos períodos do dia. Então pode ajudar a fazer sexo quando seu corpo está no seu melhor, quando seus músculos estão menos dolorosos e suas articulações não tão duras, e quando você está menos cansado.
Muitas pessoas estão mais íntimas antes de ir dormir à noite, mas para as pessoas com dor crônica, esta pode ser a pior hora. Em vez disso, pretende passar um tempo com seu parceiro da tarde ou qualquer hora do dia você sente a dor pelo menos.
Dicas para o sexo mais confortável
Se você tomar a medicação para controlar sua dor, tente sexo tempo para quando o efeito terapêutico do seu medicamento está no auge. Experimente com diferentes posições que diminuem a tensão física. Pode ajudar a aquecer a cama antecipadamente com um cobertor elétrico para aliviar a dor muscular e desconforto articular.
Não se esqueça abraços e beijos
Tocar e ser tocar aumenta os sentimentos de intimidade. Tente tocar, abraçar, massagear e beijar, sem sexo como seu objetivo. Tomar um banho juntos ou massagem uns aos outros por sua vez, se um de vocês tem um banho.
Falar com seu parceiro sobre sexo, se você tem dor crônica
Fale abertamente e honestamente com seu parceiro sobre como a dor afeta sua apreciação do sexo e o que você quer e precisa de seu relacionamento.
Escolha o momento certo para ter essa conversa. Talvez seja melhor falar sobre isso durante o jantar ou enquanto estiver fora, por exemplo, ao invés de enquanto na cama ou em uma situação intima.
Pedir ajuda, se a dor está afetando sua vida sexual
Se sua dor é tão grave que o sexo parece fora de questão, converse com seu médico. Por exemplo, você pode precisar de um plano de controle de dor diferente ou mais forte. Se necessário, seu médico pode encaminhá-lo para aconselhamento sexual profissional.
Fonte: New Brasil Times
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.