domingo, janeiro 11, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Recomendação da Conitec sobre vacina para gestantes e bebês é referência no relatório publicado pela OMS

O boletim publicado cita a estratégia combinada entre medicamentos e vacina incorporada no Brasil para imunização de gestantes e bebês contra o vírus sincicial respiratório (VRS).

por Priscila Torres
31/05/2025
em Notícias
Recomendação da Conitec sobre vacina para gestantes e bebês é referência no relatório publicado pela OMS

Em Boletim Epidemiológico Semanal (BES) divulgado na quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) cita e referencia a recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre medicamentos e vacinas de imunização para proteger mulheres grávidas no terceiro trimestre e seus bebês contra o vírus sincicial respiratório (VRS) – a principal causa de infecções respiratórias baixas agudas em crianças em todo o mundo. 

No Brasil, o Ministério da Saúde incorporou duas novas tecnologias para prevenir complicações causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês. A medida faz parte da estratégia de redução da mortalidade infantil associada ao vírus, por meio da imunização ativa de gestantes e bebês prematuros. A recomendação para a incorporação dessas tecnologias foi da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), em fevereiro de 2025.

Para a jornalista e representante titular do Comitê de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, Priscila Torres, “XXXXXX”

Anualmente, o VRS causa cerca de 100.000 mortes e mais de 3,6 milhões de internações em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Cerca de metade dessas mortes ocorre em bebês com menos de 6 meses de idade. A maioria (97%) das mortes por VRS em bebês ocorre em países de baixa e média renda, onde há acesso limitado a cuidados médicos de suporte, como oxigênio ou hidratação.

“O VRS é um vírus incrivelmente infeccioso que infecta pessoas de todas as idades, mas é especialmente prejudicial para bebês, particularmente aqueles que nascem prematuros, quando são mais vulneráveis a doenças graves”, diz a Dra. Kate O’Brien, Diretora de Imunização, Vacinas e Biológicos da OMS. “Os produtos de imunização contra o VRS recomendados pela OMS podem transformar o combate à doença grave por VRS, reduzir drasticamente as internações e as mortes, salvando, em última análise, muitas vidas de bebês em todo o mundo.”

O VRS geralmente causa sintomas leves semelhantes aos do resfriado comum, incluindo corrimento nasal, tosse e febre. No entanto, pode levar a complicações graves – incluindo pneumonia e bronquiolite – em bebês, crianças pequenas, adultos mais velhos e aqueles com sistemas imunológicos comprometidos ou condições de saúde subjacentes.

A recomendação da Conitec no Brasil

No Brasil a estratégia combinada de vacina e medicamentos prevê proteção em cerca de 2 milhões de crianças em seus primeiros meses de vida, idade mais vulnerável a complicações.Os estudos apresentados à Conitec mostram que a vacina para gestantes pode prevenir aproximadamente 28 mil internações anuais. 

As tecnologias recomendadas são o anticorpo monoclonal nirsevimabe, indicado para proteger bebês prematuros e crianças até 2 anos nascidas com comorbidades, e a vacina recombinante contra os vírus sinciciais respiratórios A e B, dada em gestantes para proteger os bebês nos primeiros meses de vida. Ambas foram avaliadas durante a 137ª Reunião Ordinária da Conitec, que considerou o impacto positivo dessas medidas na prevenção de hospitalizações e óbitos infantis.

Dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) indicam que o VSR é responsável por cerca de 80% dos casos de bronquiolite e até 60% das pneumonias em crianças menores de dois anos. Estima-se que uma em cada cinco crianças infectadas pelo VSR necessite de atendimento ambulatorial, enquanto uma em cada 50 seja hospitalizada no primeiro ano de vida. Entre 2018 e 2024, foram registradas 83.740 internações de bebês prematuros (menos de 37 semanas) devido a complicações relacionadas ao vírus, como bronquite, bronquiolite e pneumonia.

A estratégia é fruto do trabalho integrado da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (SAPS), do Programa Nacional de Imunizações (SVSA) e do Departamento de Assistência Farmacêutica (SECTICS). A iniciativa reforça o compromisso do Ministério da Saúde em reduzir a mortalidade infantil e diminuir a pressão no sistema de saúde, que enfrenta grande sobrecarga durante os períodos de alta circulação do VSR. 

A recomendação da OMS

Em resposta à carga global da doença grave por VRS entre bebês, a OMS recomenda que todos os países introduzam a vacina materna, RSVpreF, ou o anticorpo monoclonal, nirsevimab, dependendo da viabilidade da implementação no sistema de saúde existente de cada país, da relação custo-efetividade e da cobertura prevista. Ambos os produtos foram recomendados pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (SAGE) para implementação global em setembro de 2024. Além disso, a vacina materna recebeu pré-qualificação da OMS em março de 2025, permitindo sua compra por agências da ONU.

A OMS recomenda que a vacina materna seja administrada a mulheres grávidas durante o terceiro trimestre da gravidez, a partir da 28ª semana, para otimizar a transferência adequada de anticorpos para o bebê. A vacina pode ser administrada durante os cuidados pré-natais de rotina, incluindo uma das 5 consultas pré-natais recomendadas pela OMS no terceiro trimestre ou em quaisquer consultas médicas adicionais.

O segundo produto de imunização recomendado pela OMS, nirsevimab, é administrado como uma única injeção de anticorpos monoclonais que começa a proteger os bebês contra o VRS em uma semana após a administração e dura pelo menos 5 meses, o que pode cobrir toda a temporada do VRS em países com sazonalidade do VRS.

A OMS recomenda que os bebês recebam uma dose única de nirsevimab logo após o nascimento ou antes de receber alta de uma maternidade. Se não administrado ao nascimento, o anticorpo monoclonal pode ser administrado durante a primeira consulta de saúde do bebê. Se um país decidir administrar o produto apenas durante a temporada do VRS, em vez de durante todo o ano, uma dose única também pode ser administrada a bebês mais velhos pouco antes de entrarem em sua primeira temporada do VRS.

O maior impacto na doença grave por VRS será alcançado administrando o anticorpo monoclonal a bebês com menos de 6 meses de idade. No entanto, ainda há um benefício potencial entre bebês de até 12 meses de idade.

A OMS publica regularmente documentos de posição atualizados sobre vacinas, combinações de vacinas e outros produtos de imunização contra doenças que têm grande impacto na saúde pública. Esses documentos concentram-se principalmente no uso de vacinas em programas de vacinação em larga escala. O novo documento visa informar os formuladores de políticas de saúde pública nacional e os gestores de programas de imunização sobre o uso de produtos de imunização contra o VRS em seus programas nacionais, bem como agências de financiamento nacionais e internacionais.

Cris Cirino- Biored Brasil

Fontes: Conitec e Organização Mundial de Saúde (OMS)

Foto: Breno Esaki/SES-DF

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Pesquisa revela que 33% em média dos custos com medicamentos no SUS é proveniente de judicialização

Próxima postagem

Doutoranda da FMUSP é premiada no mais importante congresso internacional de fisiologia humana.

Relacionado Postagens

Consulta Pública nº 99/2025- Elaboração do Protocolo de Uso (PU) do nirsevimabe para prevenção de infecção respiratória em bebês

Consulta Pública nº 99/2025- Elaboração do Protocolo de Uso (PU) do nirsevimabe para prevenção de infecção respiratória em bebês

por Priscila Torres
11/01/2026

A Consulta Pública nº 99/2025 está aberta até o dia 14 de janeiro para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões...

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como o mineral pode ajudar na redução da inflamação e da gordura hepática

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como o mineral pode ajudar na redução da inflamação e da gordura hepática

por Priscila Torres
11/01/2026

Pesquisas internacionais indicam que a deficiência de magnésio está diretamente associada ao avanço da esteatose hepática. A farmacêutica Eliane Gimenez,...

Consulta Pública nº 97/2025- Atualização do PCDT do Tumor do Estroma Gastrointestinal

Consulta Pública nº 97/2025- Atualização do PCDT do Tumor do Estroma Gastrointestinal

por Priscila Torres
11/01/2026

A Consulta Pública nº 97/2025 está aberta até o dia 14 de janeiro para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões...

Consulta Pública nº 103/2025 – Luspatercepte para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependente de transfusão associada com beta-talassemia

Participe das Consultas Públicas abertas da Conitec: manifestações até 14 ou 19 de janeiro

por Priscila Torres
10/01/2026

A consulta pública é um mecanismo participativo que promove o diálogo entre a administração pública e os cidadãos, além de...

Problemas na boca podem indicar doenças autoimunes

Problemas na boca podem indicar doenças autoimunes

por Priscila Torres
10/01/2026

Uma simples ida ao dentista pode revelar um problema mais sério: o diagnóstico de uma doença reumática. Problemas reumatológicos estão...

Consulta Pública nº 103/2025 – Luspatercepte para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependente de transfusão associada com beta-talassemia

Consulta Pública nº 103/2025 – Luspatercepte para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependente de transfusão associada com beta-talassemia

por Priscila Torres
09/01/2026

A Consulta Pública nº 103/2025 está aberta até o dia 19 de janeiro para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões...

Próxima postagem
Doutoranda da FMUSP é premiada no mais importante congresso internacional de fisiologia humana.

Doutoranda da FMUSP é premiada no mais importante congresso internacional de fisiologia humana.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 74mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco