Polêmico!
Bem pessoal, a resposta curta é: não sabemos!
O congresso brasileiro de reumatologia acabou hoje e contou com excelentes aulas sobre o assunto e vou pontuar aqui alguns aspectos discutidos.
1. Os critérios para síndrome ASIA (síndrome autoimune/autoinflamatória relacionada a adjuvantes) são muito frouxos, inespecíficos: não há sintomas típicos ou mesmo alterações laboratoriais ou em biopsia que nos permitem fechar o diagnóstico com certeza. Reveja acima os critérios e perceba que muitos desses sintomas já são muito comuns na população geral!
2. A relação temporal não é bem estabelecida: como garantir que um sintoma seria devido à prótese de silicone/ preenchimento e não exposição a outro adjuvante (como vacinas, por exemplo)?
3. É muito mais raro que pensamos.
Alguns estudos até chegaram a questionar se realmente existia relação entre silicone e doenças reumáticas. Porém, estudos grandes mais recentes, um com dados do sistema de saúde israelense de 2018 e outro do FDA americano mostrou realmente aumento de sintomas semelhantes a doenças reumáticas na população que havia colocado próteses mamárias.
4. Faz parte do critério melhora dos sintomas com retirada do adjuvante, mas:
Nem sempre é possível tirar: por exemplo no caso de preenchimentos.
Quando possível a sua retirada não é garantida melhora dos sintomas.
Parece que o silicone e os outros adjuvantes na verdade são gatilhos para doença reumática para quem já tinha alguma tendência genética e não causadores diretos.
Estudos (embora fracos) mostram redução dos sintomas com a retirada em pacientes sem doenças reumática definidas. A partir do momento que fecharam critério para uma doença (Sjogren, esclerose sistêmica…) houve melhora em pequeno número de casos.
5. E para quem já tem doença reumática?
Mais dúvidas que respostas. Avaliar cada caso e deixar claro os riscos, mas opinião da mesa no caso do silicone pesa mais para não arriscar, por se tratar ainda de um quadro que não conhecemos bem e não conseguimos prever. Levantado também outras opções, como lipoenxertia.
#REPOST @anajuliareumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.