Quais são os benefícios da castanha de caju para a saúde?

Castanha de caju contém nutrientes poderosos que podem lhe trazer uma sensação de conforto e bem-estar.

A castanha de caju é o fruto do cajueiro, uma árvore nativa da região nordeste do Brasil. Além de ser usada no preparo de vários pratos, principalmente sobremesas e doces, a castanha de caju contém nutrientes poderosos que podem lhe trazer uma sensação de conforto e bem-estar. Que tal conhecer os seus benefícios para a saúde?

Previne o surgimento de doenças cardíacas
A castanha de caju contêm muitas gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas que são benéficas para a saúde do coração, pois ajudam na redução do colesterol ao manter os vasos sanguíneos saudáveis. Estudos têm mostrado consistentemente que as dietas do estilo mediterrâneo, o que inclui o consumo desses tipos de gorduras, ajudam a prevenir doenças relacionadas ao coração.

Mantém a saúde da pele e dos ossos
Todo mundo já sabe que o cálcio é um componente essencial na saúde óssea, mas também existe uma enorme quantidade de micronutrientes que também contribuem para esse fim, cujas funções não são mencionadas. Entre eles está o cobre, presente na castanha de caju e que pode realmente ajudar a aumentar a mineralização do osso, tornando-o estruturalmente mais denso e menos propenso a sofrer com fraturas ou osteoporose. Além disso, o cobre é muito benéfico para a pele e os cabelos.

Ajuda a controlar a pressão arterial
A castanha de caju contêm dois minerais importantes envolvidos na regulação da pressão arterial: o potássio e o magnésio. Ambos ajudam a promover o relaxamento dos vasos sanguíneos e neutralizam os efeitos do excesso de sódio. Vale lembrar que os níveis excessivos de sódio promovem a retenção de água, o que aumenta o volume sanguíneo e consequentemente a pressão.

Auxilia no combate à enxaquecas
Nos últimos anos, o potencial de magnésio, metal presente na castanha de caju, tem se mostrado muito eficaz na redução dos sintomas e na frequência dos ataques de enxaqueca. Embora não se saiba exatamente o porquê, o magnésio exerce um papel no alívio dos espasmos dos vasos sanguíneos sob a cabeça, tornando os nervos menos sensíveis aos estímulos dolorosos.

Auxilia na saúde da visão
Apesar de não possuir vitamina A em sua composição, a castanha de caju contém um antioxidante chamado zeaxantina, que previne os danos relacionados aos olhos. Este antioxidante também tem um efeito de filtragem dos raios UV, melhorando ainda mais a sua saúde ocular.

Fonte: TriCurioso

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));