Notícias ReumaBlogs

Professor Ricardo Xavier assume a Presidência da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)

O gaúcho Ricardo Machado Xavier, Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRGS, assume, a partir de hoje a presidência da Sociedade Brasileira de Reumatologia, para a gestão 2020-2022.   A SBR reúne cerca de dois mil especialistas titulados de todo o país, distribuídos em 24 sociedades regionais.  A especialidade abrange cerca de 120 doenças reumáticas, que afetam homens e mulheres de todas as idades.

“A ciência tem o papel social de ajudar as pessoas a usufruir a vida em sua plenitude. E são em momentos desafiadores, como o que estamos vivendo, que esse papel assume sua real dimensão. E esta é uma das contribuições da sociedade médica – contribuir para o aprimoramento científico e intercâmbio de ideias e experiências, em benefício de todos”, afirma Dr. Ricardo Xavier.

 Com doutorado em Imunologia pela Universidade de Shimane (Japão), Dr Ricardo Machado Xavier leciona na UFRGS e faz parte do  Serviço de Reumatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Paralelamente às atividades acadêmicas e clínicas, dedica-se à pesquisa em doenças autoimunes, fisiopatologia de atrofia muscular associadas às doenças inflamatória crônicas, entre outros temas de interesse. Na SBR, estará à frente de 30 comissões científicas, que têm por missão promover a excelência e o avanço da reumatologia.

 Mais sobre a SBR – A Sociedade Brasileira de Reumatologia, que completou 70 anos de atividades em 2019, é uma associação civil científica, sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover o desenvolvimento científico e da especialidade no Brasil. A SBR é responsável pela certificação de especialistas em reumatologia, área médica que engloba quase 120 doenças inflamatórias crônicas. É filiada à  AMB – Associação Médica Brasileira que,  em 2018, outorgou à  SBR certificado de boas práticas em gestão.   Para mais informações, www.reumatologia.org.br

Artigos Relacionados

Acesso total aos Biológicos

Priscila Torres

Aprenda a armazenar seus medicamentos com segurança

Priscila Torres

Médicos discutem impacto da obesidade nas doenças do coração

Priscila Torres