Alto índice de massa corpórea, assim como a manutenção desta condição por longo período de tempo, são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de osteoartrite. Cento e quarenta e um pacientes obesos mórbidos (IMC >46), responderam à escala e questionário (VAS e WOMAC) de dor e função. Radiografias dos quadris e joelhos foram avaliadas.
Os desfechos primários foram dor articular referida nos questionários e o diagnóstico de osteoartrite feito através dos critérios clinico radiológicos do Colégio Americano de Reumatologia.
Estudo composto por maioria mulheres, 85,1% delas com idade média de 40 anos e IMC* de 46, apresentavam dores maiores na região da coluna lombar (77,9%) e joelhos (73,2%). A prevalência de osteoartrite de joelhos foi de 63,1% e 40,8% nos quadris.
A prevalência de osteoartrite dos joelhos foi de 63,1% e dos quadris foi de 40,8%. Idade, média da escala visual de dor e resultados do questionário de WOMAC foram maiores nos indivíduos com osteoartrite.
Conclusão: Há prevalência de 90,1% de sintomas dolorosos nos pacientes obesos mórbidos encaminhados para cirurgia bariátrica. A osteoartrite dos joelhos foi de 63,1% e de quadris de 40,8%.
A obesidade é um grande vilão para as articulações, fique atento e preserve suas articulações.
Referência:
Utilize a calculadora de Índice de Massa Corpórea e descubra se o seu peso é saudável.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.