A chegada do outono requer mais cuidados com a saúde. Isso porque as mudanças climáticas favorecem o contágio de doenças, como a gripe, bronquiolite e pneumonia. No entanto, alguns cuidados podem diminuir as chances de ser acometido por um destes problemas. É o que explica a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sonia Liston.
“Os shoppings centers, supermercados, transportes públicos e outros lugares onde se tem um aglomerado de pessoas são ideais para a transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. Se o indivíduo estiver com imunidade baixa, por exemplo, as bactérias encontram locais para se alojar e então teremos uma pneumonia”, afirma.
Também é recomendável a hidratação das mucosas nasais com soro fisiológico para diminuir a irritação causada pelo ar seco.
Dois grupos estão mais suscetíveis a resfriados e gripes: crianças e idosos. O primeiro porque não adquiriu imunidade, o outro porque as defesas do organismo estão mais fracas.
Por isso, a pediatra recomenda a aplicação da vacina contra a gripe, além de evitar contatos com pessoas que tenham sintomas de algumas dessas doenças e fazer a higienização das mãos com maior frequência.
“A imunização contra a gripe para todos os grupos é muito importante. Claro, como qualquer vacina, é natural a reação. Se houver manifestação, o mais provável é que a pessoa já estivesse infectada antes da imunização”, finaliza a médica.
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo quinto ano consecutivo em 2015.
Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000
Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Subscribe to get the latest posts sent to your email.
Quem é portador de artrite reumatoide pode tomar vacina contra influenza e H1N1?
Linda, pode sim, tomar a vacina da gripe, todas as informações estão neste post: https://artritereumatoide.blog.br/2016/04/12/15224/
Quem é portador de artrite reumatoide pode tomar a vacina contra influenza e H1N1?