A Prefeitura de São José dos Campos anunciou nesta quarta-feira (2) que vai deixar de distribuir os remédios de alto custo e que vai devolver a responsabilidade para o governo estadual. Segundo a prefeitura, a decisão é por causa do atraso da entrega dos remédios.
Os medicamentos são comprados e fornecidos aos pacientes pelo governo do estado de São Paulo. Apenas a distribuição é feita pelos municípios, o que não será mais feito pela prefeitura de São José a partir de janeiro de 2016.
A prefeitura protocolou um ofício da diretoria regional de Saúde comunicando ao governo essa decisão. O assessor da Secretaria Municipal de Saúde, Clarisvan Gonçalves, disse que a medida foi tomada, principalmente em função dos transtornos que a falta de medicamentos gera ao município. “Nós temos todos os meses uma situação muito difícil sendo enfrentada por servidores municipais na farmácia cidadã. Isso já resultou em depredação do prédio e agressões físicas”, afirmou.
Os problemas na demora para o fornecimento de remédios de alto custo são recorrentes entre os moradores de São José. A preocupação do aposentado José Claudio de Paula é com a saúde da mãe de 72 anos. Ele sofre do mal de Alzheimer e há três anos toma um medicamento para controlar o avanço da doença. O remédio é de alto custo e, por isso, é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Mas no último mês de novembro, a família não conseguiu retirar a medicação.
“Eles não deram nenhuma justificativa, simplesmente disseram que não tinha e pediram para eu continuar ligando para saber quando ia chegar”, disse.
Outro lado
O governo estadual informou que ainda não recebeu o ofício da prefeitura, por isso não se pronunciará sobre a decisão.
Sobre o medicamento que a mãe do aposentado José Claudio toma, o estado disse que houve atraso por parte do Ministério da Saúde. Mas informou que vai entregar a medicação até o dia 12 de dezembro.
Fonte: G1
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.