A Sociedade Brasileira de Reumatologia preconiza a realização de pesquisa do Bacilo da tuberculose antes de iniciar o medicamento biológico, por isso o Ministério da Saúde exige, a realização do exame chamado PPD, que é realizado nos Postos de Saúde centrais de cada cidade, onde geralmente tem o serviço de infectologia, o PPD consiste em uma injeção de pequeno número de bacilos no antebraço, se tivermos já tivermos o Bacilo, o local onde foi aplicado a injeção fica redondo e vermelho.
O local da aplicação da injeção tuberculínica (PPD) costuma coçar bastante, mas não pode ser coçado, é preciso paciência. Aplicamos a injeção no posto e dois dias depois é preciso voltar para a enfermeira fazer a leitura.
A manifestação da tuberculosa em pessoas com espondilite anquilosante e em uso de medicamentos biológicos, costumam ser severas, por isso o cuidado do rastreio de TB antes de iniciar o medicamento biológico.
Após iniciar a profilaxia normalmente com isoniazida, o paciente pode começar a usar medicamento biológico.
É muito importante, não abandonar o tratamento com isoniazida.
Se você estiver recebendo tratamento para tuberculose latente ou ativa, o posto de saúde que fornece os comprimidos, geralmente tem programas de fornecimento de cesta básica.
Sobre a Isoniazida:
É um medicamento quimioterapêutico para tratamento da Tuberculose, usado em doses menores como profilaxia e em conjunto com outros medicamentos quando a tuberculose está ativa. É fornecido exclusivamente pelo Ministério da Saúde, não é possível comprar nas farmácias, para te acesso a Isoniazida é preciso ter prescrição médica através de receituário comum, e essa mesma receita será usada para pegar o medicamento durante os meses que for usado. Toda cidade tem um posto de saúde central que distribui a isoniazida, geralmente é no posto de saúde onde tem o atendimento com o médico infectologista.
Fonte: Espondilite Brasil
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.