ReumaBlogs

Por que você tem que usar ácido fólico quando toma metotrexato?

Quem usa metotrexato para tratamento de doença reumática, principalmente artrite reumatoide, sabe que precisa tomar ácido fólico pelo menos uma vez por semana.

Mas sabe o porquê?

Ácido fólico é uma forma da vitamina B9. O corpo humano precisa de folato para executar muitas funções, incluindo divisão celular, crescimento, e produção de novos glóbulos vermelhos.

Se uma pessoa não tem ácido fólico suficiente, isto é chamado de deficiência de folato. Metotrexato atua através do bloqueio  de alguns efeitos do ácido fólico. Uma deficiência de folatos pode causar efeitos adversos, tais como feridas na boca, problemas estomacais como náuseas e dor abdominal, problemas hepáticos ou problemas com produção de células sanguíneas. .

Estes efeitos adversos as vezes são ruins o suficiente para que as pessoas parem de tomar o metotrexato (interromper o tratamento).

Por essa razão se prescreve o ácido fólico, para evitar os efeitos colaterais que podem surgir pelo bloqueio do ácido fólico no organismo causado pelo metotrexato.

Artigos Relacionados

Na dor – Gelo ou Calor?

Priscila Torres

Queda de cabelo e doenças reumáticas

Priscila Torres

Entenda a dor nociplástica

Priscila Torres