Quem nunca tomou corticoide, não sabe o que é insônia de verdade
Há exatos 7 dias, estou usando dexametasona (8mg/dia), desde 2017 não utilizo mais corticoide, logo estou sentindo seus efeitos colaterais com força, tão forte quanto nos sentimos na semana que fazemos pulsoterapia.
Sinto uma mialgia absurda que já não sei, se é do coronavírus ou se é causada pelo corticoide, recordo-me que durante as pulsoterapia eu sentia sentia isso. Já foram cumpridos 7 dias deste esquema de dexametasona, compartilhamos a decisão de diminuir a dose para suspender, até o fim desta semana, eu já virei zumbi e a minha família vai me isolar, trancada no quarto para espantar o vírus da chatice que chegou com essa insônia. Temos que assumir, os rompantes trazidos pelo corticoide nos tornam insuportáveis, implicantes e sensíveis. Mas nada se compara a tomar um indutor de sono e chegar as 05:40 da manhã sem conseguir se quer cochilar um cadinho.
E, no meio disso, pela primeira vez, percebi que existe uma equivalência de doses entre dexametasona e prednisona, onde a dose de dexametasona de 8 mg que estou usando, equivale a 50mg de prednisona, ou seja, é uma dose fortinha, boa para controlar a tempestade inflamatória do covid e nos deixar com a chatice insone. De verdade, estou bem insuportável.
Explicando sobre a insônia do corticoide
As pessoas frequentemente perguntam por que um medicamento que reduz a inflamação os manteria acordados. A resposta está nas glândulas supra-renais, responsáveis por regular a resposta de luta ou fuga do corpo. Muito estresse pode manter o corpo acordado e a mente estimulada ao esgotar as glândulas supra-renais; os corticosteróides podem fazer a mesma coisa, causando estragos em todos os sistemas que permitem relaxar e dormir, causando insônia e sonhos desagradáveis.
Alternativas: pergunte ao seu médico ou farmacêutico se você pode tomar seu medicamento em uma dose única no início do dia.
Sabemos que a insônia poder ter causas orgânicas e psíquicas. Pesquisas apontam a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pelo desgaste cotidiano ou por situações-limite como causas mais importantes.
O estresse é um dos gatilhos para ativar a insônia que dormia nas pessoas que não utilizam corticoide, os pacientes usuários de corticoide ativam todo o o seu estresse, retirando a paz e harmonia de nosso sono..
A insônia trazida pelo uso de corticoide, é caracterizada pela incapacidade de conciliar o sono, se tornando frequente em todo o ciclo do sono, impedindo o sono reparador. E, assim inicia a jornada insone do usuário de corticoide.
O Corticoide é chamado de hormônio do estresse, logo em doses altas ou em pessoas mais sensíveis, o estresse trazido pelo corticoide, que causa a insônia, começa uma cascata de problemas, logo vem os problemas cotidianos nas atividades diárias.
Sobre a prescrição do corticoide para Pneumonia Viral por COVID19
A dexametasona é o mais potente corticoide sintético e seus efeitos colaterais incluem ganho de peso, diabetes, hipertensão, e outros comemorativos da Síndrome de Cushing.
A dexametasona é um medicamento do grupo dos glicocorticoides. Sua aplicação clínica é frequente, principalmente pelos efeitos anti-inflamatórios. Porém, além destes, sua ação glicocorticoide pode provocar vários efeitos colaterais, sendo os mais comuns a elevação da glicose do sangue (“diabetes”), elevação da pressão arterial, ganho de peso, edema (“inchaço”) e, com uso prolongado, osteoporose e insuficiência adrenal.
Trecho retirado da nota da SBEM sobre uso da dexametasona
Alertam ainda que nesse estudo, pacientes com quadros leves não se beneficiaram do uso da dexametasona para o tratamento do covid-19.
Os dados também demonstraram que a mesma terapia com dexametasona não se mostrou eficaz em reduzir a mortalidade em pacientes que não necessitaram de terapia com oxigênio. Portanto, não há qualquer indicação para uso preventivo ou ambulatorial da dexametasona em pessoas assintomáticas ou com quadros leves da Covid-19.
Dessa forma, não utilize nenhum corticoide sem indicação médica (com receita, logicamente). Não use dexametasona para o tratamento do covid-19! Essa decisão certamente não será sua, certamente, mas da equipe médica que está acompanhando os casos graves. Mas sabemos que não custa alertar.
Acompanhe em nosso Instagram @artritereumatoide
Ver essa foto no Instagram
Fonte:
comunicado_sbem_dexametasona_e_covid_19Baixar
https://drasuzanavieira.med.br/2020/06/22/dexametasona-para-tratamento-da-covid-19/
https://drasuzanavieira.med.br/wp-content/uploads/2020/06/comunicado_sbem_dexametasona_e_covid_19.pdf
https://www.aarp.org/health/drugs-supplements/info-04-2013/medications-that-can-cause-insomnia.html
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tomei uma única dose injetável de dexametasona pra dor na coluna (hérnia de disco)mas mexeu com tdo.estou numa ansiedade desesperadora, inchada e já tem 15 dias isso. É normal com uma única dose só?
Elaine. não é normal não. Espero que já tenha passado.
Obrigada por esse artigo, me descreveu perfeitamente. Peguei Covid e com 6 dias não estava espirrando e nem tossindo, achei até que já estava bem, me enganei. No 7 dia senti o lado do peito, dentro do tórax inchado e doía a respirar. Fui na médica e ela me receitou dexametasona 1 dose diária por 5 dias. No segundo dia não conseguia mais comer, a comida não entrava e a náusea era insuportável, começou a tomar conta de mim uma ansiedade, essa que estava bem controlada na pandemia. Chegou a noite não consegui dormi, dos três dias que tomei, passei duas noites em claro, ligada no 220w. Abandonei o tratamento no 3°dia, tenho fibromialgia e ela estava meio que controlada, foi desandando tudo. Resumindo fiquei ruim, a dor no peito não passou e voltei hj uma semana depois no pronto socorro com o tórax ardendo e doendo ao respirar, tendo duas madrugadas com falta de ar.
Puxa vida, Suyanne estimo que esteja recuperada, pois o pós-covid também não é fácil, né?! Melhoras e se cuide muito.
Olá, eu estou com covid ,.estou fazendo uso da dropropizina , prednisolona e tenho fibromialgia tomo dois comprimidos do amitripitilina pra poder dormir ,mas mesmo tomando o eu resido.ora dormir , eu não consigo fico a noite toda acordada e sinto muitas dores e insônia terrível, agirá começou uma queimação no seus pés uma quentura mioto forte será que pode ser do prednisolona ou do covid mesmo?
Francimaria
Sentimos muito por estar com covid, durante a fase em que esta com covid ativo, qualquer manifestação que não seja do seu cotidiano, pode sim estar relacionados ao estado de covid ativo, por isso, recomendamos que seja consultado o seu reumatologista ou até mesmo o médico clinico geral. Cuide-se muito e estimamos a sua melhora. Nos dê noticias.
Precisei usar dexametasona por 5 dias, atacou minha síndrome do pânico que estava controlada a 2 anos e agora estou a 4 dias sem conseguir dormir naturalmente, mesmo tendo parado a medicação a 5 dias. Por favor, me ajude, como faço para conseguir dormir novamente?
Jessica, esperamos que tenha conseguido dormir, o efeito do corticoide, costuma diminuir com o passar dos dias. Caso ainda mantenha a insônia, sugiro conversar com o seu médico.
Jéssica , passou o efeito ?
Tomei prednisolona e dexametasona 3 dias , começou a me dar crises de ansiedade.
Parei de tomar tem 4 dias e não durmo .
Bruna, a insônia causada pelo uso de corticoide, melhora alguns dias após a retirada do medicamento. Estimo que esteja melhor.
Estou exatamente nesta situação com Meticorten.
São 4:41, não durmo há 3 dias e fico tão irritado que dá vontade de me dar porrada.
Otávio, converse com o seu médico, ele pode te ajudar a fazer a gestão do uso de corticoide.
Vou usar Predsim40mg e Levofloxacino por 10 dias no caso do corticóide preciso fazer desmame ?
Paulo, 40 mg de predsim é uma dose alta e é necessário sim, fazer o desmame. Consulte o seu médico.
Tenho espondilite no quadril esquerdo, posso ficar aleijada?
Josenice, hoje temos tratamentos modernos e eficazes, vc não corre esse risco.