Pimpões representam distrito em torneio de atletas com espondilite anquilosante

A Novartis e a Associação Nacional da Espondilite Anquilosante (ANEA), em colaboração com a Federação Portuguesa de Natação (FPN) e Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), lançam o I Torneio de Natação que junta atletas de natação federados e doentes com espondilite anquilosante.

Atletas e pacientes irão treinar juntos para nadarem lado a lado na competição final, que terá lugar a 22 de abril.

O torneio é a primeira grande ação do Programa EA Team, que pretende sensibilizar a sociedade portuguesa para a espondilite anquilosante, juntando, pela primeira vez, atletas federados e doentes de espondilite anquilosante num torneio desportivo único e inédito para dar a conhecer a doença e incentivar para a prática regular de exercício físico. O distrito de Leiria vai estar representado nesta prova com a participação do atleta Jonatas Gaspar, dos Pimpões, das Caldas da Rainha, que formará equipa com atletas da ANEA.

A espondilite anquilosante é uma doença praticamente desconhecida, mas que atinge cerca de 50 mil portugueses. Por vezes rígida e inflexível, afeta a mobilidade de quem dela sofre, tendo um forte impacto na sua qualidade de vida. Contudo, é possível atrasar a progressão da doença, reduzindo o impacto dos sintomas. E, para isso, é fundamental uma prática regular de exercício físico, recomendando-se, sobretudo, a natação. O programa EA Team surge assim não só da necessidade de promover

um maior conhecimento da sociedade sobre esta patologia, mas sobretudo incentivar os doentes a ter um papel mais ativo na gestão da sua doença procurando manter a sua vida normal e atividade física.

Fonte: https://jornaldascaldas.com/Pimpoes_representam_distrito_em_torneio_de_atletas_com_espondilite_anquilosante

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));