ANAPAR – Associação Nacional de Grupos de Pacientes Reumáticos, vem pleiteando a incorporação de novos medicamentos para o tratamento de Artrite Reumatoide, e isso somente é possível através da Atualização dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde, porém, no dia 11 de Outubro/11, representantes da Associação Nacional dos Grupos de Pacientes Reumáticos (ANAPAR) e do Ministério da Saúde se reuniram na Procuradoria da República do Distrito Federal, em Brasíliana Procuradoria da República do Distrito Federal, em Brasília, para discutir a atualização do Protocolo Clínico relacionado à Artrite Reumatóide. A ANAPAR pede agilidade na incorporação de três novos medicamentos pleiteados há mais de quatro anos, a fim de que seja atendida a necessidade de pacientes que já não respondem mais aos tratamentos oferecidos pelo SUS.
ANAPAR precisa da ajuda da população, dos portadores de patologias reumáticas e de seus familiares para que assinem a petição online pela Incorporação de Novos Medicamentos para o Tratamento da Artrite Reumatoide.
Os medicamentos são:
- Rituximabe / Mabthera (em processo no ministério da saúde desde 2006)
- Abatacepte / Orência (em processo no ministério da saúde desde 2007)
- Tocilizumabe / Actemra (em processo no ministério da saúde desde 2009)
A atualização do protocolo clínico de AR vem se arrastando e estava prevista para 2010, mas até hoje não houve avanço. O diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica, José Miguel do Nascimento Júnior, presente na reunião, não soube dar uma previsão de quando o protocolo será colocado em consulta pública (último passo para a incorporação). O documento foi atualizado pela última vez em 2006. “Importante ressaltar que na última atualização do protocolo foram incluídos novos códigos, ou seja, novos tipos de doenças reumáticas a serem cobertas, mas não houve incorporação de novos medicamentos. Há uma defasagem que precisa ser corrigida”, explicou a coordenadora institucional da ANAPAR, Lauda Santos.
Fonte: ANAPAR
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Não estou conseguindo retirar através do SUS o medicamento Embrel receitado pelo médico em Araguari /mg . Preciso urgente pois quando recebi a doação melhorei muito.
Olá, Maria Angélica
Não temos, Enbrel para doação, solicitamos que preencha, nosso formulário de falta de medicamentos, neste link: https://artritereumatoide.blog.br/2013/06/28/formulario-dificuldade-de-acesso-e-falta-de-medicamento-de-alto-custo/
Para que possamos cobrar da Secretaria de Saúde de Minas Gerais à entrega de Enbrel para Araguari/MG.
Assim que preencher o formulário entraremos em contato.
Abraços.
Priscila Torres
Oi Pryscila!
Posto amanhã, dia 28, a petição no meu Blog. Já a assinei e a divulgarei no meu facebook também.
Um abraço!
Carlos Kurare
Olá, sou maria célia portadora de parkinson, retolcolite e ainda hipotiroidismo,e mais artrite reumatóide , tomo glucosamina, gostariad e saber se o estado paga esse medicamneto.obrigada.
Oi, Maria Célia.
Infelizmente o SUS não fornece a Glucosamina, sei que tem um custo elevado. Eu também faço uso.
Para medicações que não são fornecidas pelo SUS, podemos entrar com pedido por liminar (medida cautelar) para isso ñ precisamos de advogado, basta ir a um “Fórum Especial Federal” e falar a sua necessidade, confira + informações em Direitos do Paciente no Portal Reumatoguia, link: http://www.reumatoguia.com.br/interna.php?cat=55&id=80&menu=55
Agradeço o apoio e assinatura no abaixo assinado!! Eu vi sua pergunta sobre a glucosamina, mas na petição não consigo ver o email nem responder, só quando fecharmos o abaixo assinado é possivel ver os emails e responder.
Bjs