A verdade é que não sei como tudo começou ou desde quando eu tenho esta doença. Uns 6 anos atrás o dedo médio da mão esquerda acordava muito dolorido, inchado, acho que foi aqui que tudo começou, mas certeza não tenho porque sempre tive dores nas costas e pernas, e sempre atribuiu a ficar muito tempo em pé e ao meu peso (sempre fui obesa, fiz redução de estomago em 2011).
Na ocasião dessa dor no dedo, procurei um ortopedista, que me medicou e tudo melhorou, após o nascimento do meu filho tive dores intensas na lombar e quadril, novamente procurei ortopedistas que me disseram que tinha achatamento de uma vertebra e um angioma na lombar, prescreveram fisioterapia e remédios.
Como a dor sempre ia e voltava, e percebi que aquele dedo que já tinha doido outrora, agora estava deformando, comecei a pesquisar na internet sobre dores semelhantes, cheguei a artrite reumatoide, vi muita semelhança entre o que sentia e a dor.
Rapidamente agendei consulta com uma reumatologista, e em pouco tempo já recebi com 41 anos o diagnostico de espondiloartrite. Até hoje não consigo “engolir” a doença, os dias ruins, principalmente na parte da manhã me destroem, perco o humor e acaba com meu dia. Já fiz uso de Metotrexato, Azuflin e dia 28/12 apliquei a primeira vez o Biológico Simponi (Golimumabe), estou torcendo para que haja melhora, mas os efeitos do medicamento estão me derrubando, tontura, dor no rosto, e uma fraqueza absurda, sinto falta da minha saúde e disposição.
Tento manter a rotina da academia todo dia, mas o cansaço as vezes me consome, já não sou a mesma, a doença anda ditando o meu ritmo. Sinto dores no corpo todo, inclusive muscular, já não sei o que é real ou criado pela minha cabeça.
Meu conselho para quem está começando a sua jornada de convivência com uma doença reumática agora é:
“Pesquise sobre a doença, ouça outras pessoas e entenda o que ela causa. Viva um dia de cada vez!”
Me chamo Renata, tenho 42 anos, sou portadora de Espondilite Anquilosante e moro em São Paulo/SP.
“Dor Compartilhada é Dor Diminuída”, conte a sua história e entenda que ao escrever praticamos uma autoterapia e sua história pode ajudar alguém a viver melhor com a doença!⠀⠀
É simples, preencha o formulário no link https://forms.gle/hZjevGSMNhbGMziL9⠀⠀
Doe a sua história!♥
#Depoimento
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.