Estamos recrutando pacientes que tenham o diagnóstico de ARTRITE PSORIÁSICA.
Introdução: Artrite Psoriásica (APS), trata-se de uma doença articular inflamatória que acomete 3% a 30% dos pacientes com psoríase. Pertencente ao grupo heterogêneo das espondiloartrites que são caracterizadas por dor axial inflamatória associada à artrite predominantemente em grandes articulações de membros inferiores e entesopátias periféricas, além de achados radiológicos (sacroiliíte) e laboratoriais (soronegativa para o fator reumatoide).
Objetivos: avaliar a eficácia do treinamento resistido na melhora da força, da qualidade de vida, da capacidade funcional e da atividade da doença em pacientes com APS.
Materiais e métodos: Estudo controlado, randomizado com avaliador cego, onde serão avaliados 65 pacientes com APS divididos em dois grupos, intervenção e controle. População: Serão incluídos no estudo pacientes com diagnóstico confirmado de APS com idade entre 18 e 65 anos. Os pacientes do grupo intervenção realizarão exercícios resistidos para grupos musculares de membros superiores e membros inferiores. Para membros inferiores, serão utilizados para o treinamento, maquinas denominadas cadeira extensora-flexora, para membros superiores serão utilizados, uma máquina de tríceps pulley e puxada frontal e halteres manuais. O treinamento será realizado 2 vezes por semana com duração de 60 minutos por sessão durante 12 semanas. O grupo controle ficará na lista de espera e será convidado a participar do programa após as 12 semanas de acompanhamento do estudo.
Instrumentos de medidas: Força, através do teste de 1RM. Capacidade funcional: a)Pelo BASFI (The Bath Ankylosing Spondylitis Functional Index). b)HAQ-S: Health Assessment Questionnaire modificado para pacientes com EA na versão validada para a populacao brasileira. Atividade da doença: BASDAI (The Bath Ankylosing Spondylitis Disease Activity Index) b) DAS 28: (Disease Activity Score 28). Qualidade de vida:
Critérios de inclusão: Estar com a medicação de base estável nos últimos 3 meses, não estar praticando exercícios físicos, que tenha condição de deambular e não estar com cirurgia marcada.
CONTATOS: Prof. Diego Roger (Gaúcho) – fone: (11) 96.04.60.045
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Tenho diagnóstico de artrite reumatóide e psuriatica, posso fazer esse tratamento?
Georgina.. Ligue na pesquisa e se informe, acredito que possa fazer parte sim. Boa Sorte!!
Aguardo orientaçao sobre procedimento que forem, necessários.
Boa tarde.Sou portadora de artrite psoriatica .Não estou praticando menhum esporte no momento.Tenho 62 anos.Faço tratamento com fórmula e metotrexato.No momento estou sem dores, Acho que esta mais ou menos controlada.Tomo anti-inflamatórios há 30 anos.Fiz natação por um tempo e hidro ginástica.Parei faz 6 meses.Não tenho cirurgia marcada.Faço tratamento com reumatologista Celso Ugolini.