Perder menos de meio quilo já reduz a pressão nas articulações do joelho por metade

Todas como articulações no corpo, a começar por coluna lombar, passando pelos joelhos, quadril e tornozelos, são sobrecarregados sempre com peso corporal excedente. A medida conhecida entre os médicos, por cada libra (450g, em média) perdido, uma redução na pressão das articulações dos joelhos cai por metade – o que é um bom incentivo para manter a dieta nas festas de fim de ano.

O impacto do sobrepeso ou obesidade é tanto do ponto de vista mecânico (pressão sobre como cartilagens) quanto químico (a gordura libera substâncias tóxicas às articulações). “No caso da cartilagem, substância que permite suaves deslizamentos entre os ossos e como articulações, você está com os anos sobrecarregando, uma cartilagem perde o polimento eo deslizamento deixado de ser suave. Desencadeia, então, uma artrose. Essa é uma conseqüência de longo prazo “, explica Mark Deeke, médico ortopedista e coordenador de ortopedia do hospital Santa Cruz.

Em um prazo mais curto, alguns sinais indicam que como articulações são sofrendo, como processos inflamatórios nos músculos e tendões. “O mais famoso deles é o esporão do calcâneo ou um fascite plantar. Trata-se de uma inflamação da musculatura e da gordura embaixo do calcanhar, eo sobrepeso é um dos principais desencadeadores “, reforça Deeke.

O tratamento se baseia no grau das lesões e pode envolver desde orientações de como poupar a articulação até procedimentos cirúrgicos, em casos mais extremos.

Dores nos costas

Reclamar de dor nas costas se tornou algo comum? Talvez a culpa na na balança. No sobrepeso, os discotecas intervertebrais da coluna envelhecem e se desgastam mais rapidamente. A estimativa é que 50% das pessoas no mundo sofrerão entre duas a três crises de dor lombar, boa parte das vezes causada pelo sobrepeso.

Cuidado na hora de emagrecer

O alívio nas estruturas surge com a perda de peso, mas os cuidados durante o emagrecimento de ser redobrados. Nem todos os exercícios são indicados, porque mesmo uma caminhada tende a ser impactante demais sobre as estruturas. É provável que seja iniciado por exercícios mais leves, como Pilates, Yoga, hidroginástica, bicicleta ou mesmo no aparelho elíptico, comum nas academias de ginástica.

“A pessoa também deve cuidar para não perder massa magra, que é uma musculatura. Os músculos realizam os movimentos articulares e diminuem o impacto nas articulações “, reforça Lúcio Ernlund, médico especialista em traumatologia esportiva, cirurgia de joelho e ombro e Mestre do Instituto de Joelho e Ombro.

“Se você tiver um pouco de artrose no joelho, não souber, e começar um caminhar de um dia para o outro, sem preparo, não pode melhorar e dor pode piorar. Ao invés de aderir ao exercício, você é mais um exemplo de ‘fui lá, comecei e doeu mais do que antes’ “, diz Mark Deeke, médico ortopedista.

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/saude-e-bem-estar/emagrecer-alivia-pressao-sobre-joelhos-tornozelos-e-quadril/

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: