Advocacy Colunas da Pri Notícias ReumatoNews

Participe da Consulta Pública para ampliar o tratamento da artrite idiopática juvenil no SUS

Ministério da Saúde solicita por meio da Consulta Pública Conitec/SCTIE Nº 76/2019, a aprovação da proposta de inclusão no SUS do protocolo de tratamento da Artrite Idiopática Juvenil, o prazo para contribuições encerra-se em 8 de janeiro de 2020

O protocolo tem por objetivo normatizar o tratamento medicamentoso e multidisciplinar da artrite idiopática juvenil no Sistema Único de Saúde de forma igualitária em todo o Brasil. Serão incluídos neste protocolo pacientes com diagnóstico de Artrite Idiopática Juvenil (CID-10: M08.0, M08.1, M08.2, M08.3, M08.4, M08.8 e M08.9), de qualquer idade, de ambos os sexos, seja em forma de início recente ou estabelecida, independentemente da atividade da doença. 

A proposta do protocolo determina o fornecimento de 16 tipos medicamentos que serão disponibilizados por meio das farmácias de alto custo. Confira a lista:

  1. Abatacepte endovenoso
  2. Adalimumabe 40 mg 
  3. Ciclosporina
  4. Dexametasona
  5. Etanercepte 25 mg 
  6. Fosfato sódico de Prednisolona
  7. Ibuprofeno
  8. Infliximabe 100 mg
  9. Leflunomida
  10. Metilprednisolona
  11. Metotrexato comprimido
  12. Metotrexato injetável 
  13. Naproxeno 
  14. Prednisona oral
  15. Sulfassalazina
  16. Tocilizumabe endovenoso

Na 84ª Reunião Ordinária da Conitec, realizada nos dias 04 e 05 de dezembro de 2019, os membros presentes emitiram deliberação favorável à proposta de criação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o tratamento da Artrite Idiopática Juvenil, recomendando que o texto fosse submetido à consulta pública para o recebimento de contribuições da sociedade, de cunho científico ou relato de experiência, de forma a avaliar o interesse da população pelo tema, bem como agregar informações que possam contribuir com o texto preliminarmente proposto*. Ou seja, para você o SUS deve aprovar e implementar o protocolo de tratamento da AIJ no SUS?



Contribua com a sua experiência de convivência com a artrite, seja como paciente ou familiar e os profissionais da equipe multidisciplinar podem colaborar com seus conhecimentos técnicos científicos. Para isso basta prencher o formulário no Link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=52915 

O detalhe da proposta do protocolo de AIJ pode ser consultado por meio da leitura do relatório técnico, disponível no link: 

http://conitec.gov.br/images/Consultas/2019/Relatorio_PCDT_ArtriteIdiopaticaJuvenil_CP76_2019.pdf.

 

Relatorio_PCDT_ArtriteIdiopaticaJuvenil_CP76_2019

Fonte: Conitec

Related posts

Treinamento técnico em enfermagem com bolsa da FAPESP

Priscila Torres

Manifestações Oftalmológicas das Doenças Reumáticas

Priscila Torres

Médica de Londrina fala sobre Lúpus na Câmara nesta quinta

Priscila Torres
Loading...