Ministério da Saúde solicita por meio da Consulta Pública Conitec/SCTIE Nº 76/2019, a aprovação da proposta de inclusão no SUS do protocolo de tratamento da Artrite Idiopática Juvenil, o prazo para contribuições encerra-se em 8 de janeiro de 2020
O protocolo tem por objetivo normatizar o tratamento medicamentoso e multidisciplinar da artrite idiopática juvenil no Sistema Único de Saúde de forma igualitária em todo o Brasil. Serão incluídos neste protocolo pacientes com diagnóstico de Artrite Idiopática Juvenil (CID-10: M08.0, M08.1, M08.2, M08.3, M08.4, M08.8 e M08.9), de qualquer idade, de ambos os sexos, seja em forma de início recente ou estabelecida, independentemente da atividade da doença.
A proposta do protocolo determina o fornecimento de 16 tipos medicamentos que serão disponibilizados por meio das farmácias de alto custo. Confira a lista:
- Abatacepte endovenoso
- Adalimumabe 40 mg
- Ciclosporina
- Dexametasona
- Etanercepte 25 mg
- Fosfato sódico de Prednisolona
- Ibuprofeno
- Infliximabe 100 mg
- Leflunomida
- Metilprednisolona
- Metotrexato comprimido
- Metotrexato injetável
- Naproxeno
- Prednisona oral
- Sulfassalazina
- Tocilizumabe endovenoso
Na 84ª Reunião Ordinária da Conitec, realizada nos dias 04 e 05 de dezembro de 2019, os membros presentes emitiram deliberação favorável à proposta de criação do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para o tratamento da Artrite Idiopática Juvenil, recomendando que o texto fosse submetido à consulta pública para o recebimento de contribuições da sociedade, de cunho científico ou relato de experiência, de forma a avaliar o interesse da população pelo tema, bem como agregar informações que possam contribuir com o texto preliminarmente proposto*. Ou seja, para você o SUS deve aprovar e implementar o protocolo de tratamento da AIJ no SUS?
Contribua com a sua experiência de convivência com a artrite, seja como paciente ou familiar e os profissionais da equipe multidisciplinar podem colaborar com seus conhecimentos técnicos científicos. Para isso basta prencher o formulário no Link: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=52915
O detalhe da proposta do protocolo de AIJ pode ser consultado por meio da leitura do relatório técnico, disponível no link:
http://conitec.gov.br/images/Consultas/2019/Relatorio_PCDT_ArtriteIdiopaticaJuvenil_CP76_2019.pdf.
Fonte: Conitec
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.