Parceria para Formalização ONG “EncontrAR”

"Parceiros do EncontrAR em Itaquaquecetuba" - Adriana Felix, Dr João Capeloa, Heleno (Sec Saúde), Pri, Rogério Capeloa

Na segunda-feira, dia 12/03/2012, recebi aqui em casa, o Secretário de Saúde Municipal de Itaquaquecetuba, Sr Heleno e Adriana Felix, Itaquaquecetuba é a cidade onde eu moro e  nasci, cidade esta escolhida para ser a Sede da nossa ONG “EncontrAR”.

Hoje, 16/03/2012 a convite do Sr Heleno – Secretario de Saúde e Adriana Felix (Adriana do Hospital, como é conhecida), estive presente em um evento onde conheci boa parte dos médicos da cidade, o Diretor das Unidades Básicas de Saúde, o Dr. Rodrigo, médico que está terminando a residência em reumatologia, entre outros diretores de departamento, onde foi anunciado o inicio do Projeto EncontrAR na cidade, e olha que teve excelente aceitação de todos presentes!

Início de uma grande parceria que trará informação e acolhimento para uma cidade com mais de 400 mil habitantes, que com mais de 500 anos, não tem o cargo de médico reumatologista, o Hospital Estadual Geral da nossa cidade há + de 10 anos foi inaugurado e entregue para uma O.S.S “Organização Social de Saúde” que mantém as portas fechadas, e recentemente acabou de fechar de vez as portas, encerrando as atividades do ambulatório, ou seja, nossa cidade Itaquaquecetuba perdeu um ambulatório, que também não tinha médico reumatologista, a O.S.S fechou as portas deixando a população sem atendimento e pior, sem dar encaminhamento para seguimento do tratamento médico, o hospital simplismente ligou e avisou, o ambulatório fechou, busque atendimento na secretaria de saúde (SIC), por ai, já deu para sentir o nosso grande problema.

Em contra partida, o serviço de atenção básica vem crescendo e oferecendo a população condições dignas de atendimento, temos hoje na cidade 16 UBS “Unidades Básicas de Saúde” funcionando e atendendo 95% dos programas do Ministério da Saúde, com previsão de inauguração de mais 10 UBS e Unidades do Programa Saúde da Família, além de contar com Centros de Saúde da Mulher, Serviço de Atendimento Especializado, dentre outros programas de atenção a Saúde.

Por conhecer  a realidade da cidade, a falta do cargo e repasse de verba para ter na cidade um médico reumatologista, pensei em procurar o Secretario de Saúde, através da Adriana Felix, que está na Saúde há mais de 15 anos,desta forma, estabelecemos uma relação de confiança e firmamos parceria para mudar a história da cidade.

Vamos começar a mobilização social, com acolhimento e informação nas Unidades Básicas de Saúde, e como diz a nossa constituição, “O poder Emana do Povo” e como a voz do povo é soberana, vamos iniciar aqui na cidade de Itaquaquecetuba a nossa ONG “EncontrAR”.

Um passo importante, repleto de responsabilidades e um amor pelo voluntariado que me faz acreditar cada dia mais que “Dor Compartilhada é Dor Diminuída” vamos somar forças e lutar pelo cargo de reumatologista aqui na cidade, pois segundo dados da OMS 2% da população convive com doença reumática, então, imagina, aqui na cidade onde eu vivo tem 2% de 400 mil pessoas, sem médico reumatologista.

Vamos mudar o mundo!!

Obrigado Sr. Heleno – Secretario de Saúde Municipal de Itaquaquecetuba e Adriana Felix pela acolhida e apoio ao nosso projeto social!!

Juntos seremos sempre + fortes!!

Comentários
if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: