Parceria garante avanços para o tratamento de reumatologia na rede pública

Prefeitura aprova convênio com Gruparj que possibilitará mais atendimentos na rede

Um Centro de Infusão, para o atendimento especializado aos pacientes reumatológicos da rede pública de saúde, será um dos serviços oferecidos no Centro Municipal de Ortopedia. A unidade está em fase de implantação em um dos prédios anexos ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) e terá estrutura adaptada para receber o serviço oferecido em parceria com oGrupo de Pacientes Artríticos do Rio de Janeiro (Gruparj). A estimativa é que a unidade ortopédica seja inaugurada no primeiro semestre, já habilitada para realizar as infusões.

“Esse é um projeto de grande importância para o nosso município, para oferecer um atendimento de qualidade e segurança para os pacientes. Será um complemento para os serviços que serão oferecidos no Centro Ortopédico”, destaca o prefeito Bernardo Rossi, que em reunião com o Gruparj aprovou, além da implantação do Centro de Infusão, parceria que pretende a ampliação de serviços voltados para a reabilitação de paciente reumatológicos.

O projeto visa atender uma demanda de aproximadamente 150 pacientes que precisam de acompanhamento periódico. A iniciativa vai oferecer melhor estrutura para o fornecimento e aplicação subcutânea, muscular ou endovenosa de medicações imunobiológicas pela rede pública de saúde. O melhor acolhimento dos pacientes e o rigor com o cuidado no manuseio dos medicamentos de alto custo, fornecidos pelo Ministério Público, são os principais fatores que tornam necessária a implantação do serviço.

“O município vai passar a contar com uma estrutura especializada e adequada para a realização de infusões. Vamos controlar melhor a medicação oferecida aos pacientes, que é de custo elevado e precisa de cuidados específicos para o armazenamento”, conta a secretária de Saúde Fabíola Heck. Atualmente os usuários das medicações imunobiológicas recebem as doses pela rede e armazenam em suas residências.

A proposta é que o Centro de Infusão mantenha as medicações conservada em local e temperatura adequadas. “Temos demanda por esse tipo de serviço, principalmente para os pacientes que fazem uso das medicações imunobiológicas, nas várias especialidades. Essa parceria vai atender a todos os pacientes portadores das doenças autoimunes”, destaca a reumatologista Wanda Heloisa Ferreira, fundadora do Gruparj Petrópolis.

A partir da parceria com o Gruparj, o atendimento na instituição será incluído na rede de regulação de especialidades do município. Além dos 150 pacientes para tratamento com infusão, cerca de 400 poderão contar com atendimento na clínica que funciona na Rua Monsenhor Bacelar, 589. Todos os serviços serão estendidos para os pacientes do SUS. “O convênio oferece equipe multiprofissional para fazer atendimento em parceria à rede do SUS em Petrópolis”, destaca a secretária Fabíola Heck.

No local o paciente com doenças reumáticas conta com todo o suporte, desde a consulta médica ao fornecimento de medicações e equipamentos necessários para os tratamentos, além de ter o suporte de equipe multidisciplinar que oferece acompanhamento complementar. Os pacientes contam com médicos, fisioterapeutas, terapeutas, psicólogos e nutricionistas.

Fonte: Diário de Petropólis

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: