Ministério da Saúde informa que o abastecimento de tocilizumabe está garantido até julho de 2021. Desabastecimento no Plano de Saúde, ocorre por ausência de previsibilidade das prestadoras de serviços.
A exemplo da farmácia 4Bio que não forneceu tocilizumabe para alguns pacientes durante o mês de março, deixando pacientes de diversas plano de saúde sem medicamento e sem nenhum tipo de suporte ou orientação proativa.
O medicamento tocilizumabe utilizado no tratamento da artrite reumatoide e da artrite idiopática juvenil, vem sendo utilizado para o tratamento de pacientes com coronavírus. Nos últimos dois meses, recebemos diariamente famílias que chegam desesperadas em busca de “onde comprar tocilizumabe”, situação que levou a nível global o desabastecimento de tocilizumabe, que é fabricado pelo laboratório Roche que está trabalhando ostensivamente para regularizar a disponibilidade no mercado.
Sou usuária de tocilizumabe desde 2017, e desde 2019 o medicamento é fornecido pelo plano de saúde (Sul América). Este fornecimento é administrado pela 4bio, que todos os meses liga para conferir se estou tomando o medicamento e se está tudo bem e libera a próxima remessa. Ocorre que, este mês, durante o mês de março eu não recebi a ligação da 4bio, então, eu liguei e fui surpreendida pela informação de que a 4bio não tem medicamento para fornecer e eu deveria entrar em contato com o plano de saúde que estaria providenciando outro fornecedor. Liguei para o plano de saúde, que informou que seu fornecedor é a 4bio e entraria em contato para verificar o que está acontecendo. Sendo assim, registrei uma reclamação no Disque ANS e na própria 4bio. Confira o meu relato:
A minha indignação é pelo fato da 4bio, não ter se preocupado em comunicar os pacientes, em avisar que este mês não teríamos o medicamento. Sou uma pacientes com artrite reumatoide em remissão, em monoterapia, se a 4bio tivesse responsabilidade social, ao entregar a última caixa, teria comunicado sobre a possibilidade de desabastecimento, pois nos permitiria mudar alguma estratégia no tratamento, algo como: fazer o espaçamento das doses de tocilizumabe, deixando de aplicar 1 vez por semana, para aplicar 1 vez a cada 15 dias. Como não fomos informados, tenho apenas 1 dose do medicamento e depois fico sem. Aliás, sabemos que esta dificuldade não é só minha, ela é de todos os pacientes brasileiros que são atendidos pelo plano de saúde e também pelo SUS, porém, a via de reclamação no Plano de Saúde e o acesso à informação, não é transparente e humanizada.
Disponibilidade de Tocilizumabe no SUS
O Ministério da Saúde nos informou por meio de resposta a questionamento via Lei de Acesso a Informação que o Contrato nº 187/2020, encontra-se ativo e possibilitou a aquisição de 495.061 unidades de Tocilizumabe, com estimativa de cobertura para atendimento da rede SUS até julho de 2021.
O que fazer se o plano de saúde não fornecer o seu medicamento?
Para resolver problemas com o plano de saúde, é importante seguir os seguintes passos:
1 – Ouvidoria do plano de saúde: Comunique a sua operadora sobre o seu problema, dúvida ou negativa de coberturas, registre uma reclamação na ouvidoria do seu plano de saúde, anote o protocolo. Se for negativa de cobertura, anote o protocolo e solicite uma justificativa da negativa por escrito.
2- Comunique a Agência Nacional de Saúde Suplementar por meio do:
Disque ANS (0800 701 9656)
Site: https://www.ans.gov.br/nip_solicitante/
A ANS ao comprovar a irregularidade poderá até mesmo multar o plano de saúde do infrator. As operadoras de plano de saúde tem um prazo de 10 dias para resolver os problemas e devem reportar a solução a ANS, logo, esta alternativa funciona muito bem, porém é importante ter protocolo de sua reclamação ou negativa do seu plano de saúde.
3.Registre uma reclamação também no Procon
4.E para casos mais complexos, vale a pena solicitar ajuda do judiciário por meio da Justiça Federal Especial.
Seguimos confiantes no compromisso da Roche com os pacientes, e esperamos que a demanda do mercado por tocilizumabe seja atendida, para que nosso medicamento tenha o fornecimento regularizado e os pacientes com coronavírus também possam ter acesso no tempo certo.
Se você está sem receber o seu medicamento da farmácia de alto custo ou do plano de saúde. Contribua com o seu relato, regitrando suas dificuldades no formlário onlinte do Movimento Medicamento no Tempo Certo, após preencher o formulário, a equipe de Suporte ao Paciente entrará em contato, para o auxiliar na jornada de acesso ao medicamento. Participe clicando no link: https://pt.surveymonkey.com/r/faltademedicamentoSUS
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