Pacientes expertos participam ativamente da organização do 2º Congresso Panamericano de Pacientes com Doenças Reumáticas de Panlar

Organização do 2º Congresso Panamericano de Pacientes com Doenças Reumáticas, teve como presidente, paciente líder brasileira

Delegação de representantes de 8 associações de pacientes reumáticos do Brasil, participam nesta do 2º Congresso Panamericano de Pacientes com Doenças  Reumáticas que acontece em Quito no Ecuador de 26 a 27 de abril.
Iniciativa da Liga Panamericana de Reumatologia que por meio de um Comitê de Pacientes Líderes, este foi um congresso desenvolvido com o olhar centrado nas necessidades dos pacientes, permitindo que na América Latina o paciente deixe de ter um papel “simbólico”, assumindo a grande responsabilidade de trabalhar lado a lado com os médicos, sobretudo com uma sociedade médica.
Fazem parte do comitê de pacientes, representantes de diversas regiões panamericanas e com muita honra, Priscila Torres representa os pacientes brasileiros como a paciente líder – presidenta do  2º Congresso Panamericano de Pacientes com Doenças Reumáticas. Conheça o comitê executivo:
  • Dr. Enrique Soriano
  • Dr. Carlos Vinicio Caballero
  • Dra. Dora Pereira
  • Dra. Emilia Arrighi
    Cecília Rodriguez – Me Muevo/Chile
  • Gina Ochôa – Fundare/Colombia
  • Tini Jórdan – Aliança Federal Argentina
  • Enma Pinzón Torres Funarp/Panamá
  • Fernando Rodriguez – Biomab/Colômbia
  • Priscila Torres – Grupar/EncontrAR Brasil

Este congresso  tem como objetivo construir canais de participação e educação para pacientes com doenças reumáticas, por meio de conferências, oficinas, trocas de experiências e laboratórios. São esperados mais de 500 pacientes durante os dois dias de evento. “Esta segunda edição do congresso busca fortalecer a união dos médicos e pacientes para que trabalhem juntos em busca de políticas públicas que garantam melhor qualidade de vida aos pacientes”.

Esta edição, que acontece um dia antes do Congresso Pan-Americano de Reumatologia (Panlar), contará com sete temas centrais que serão discutidos entre os pacientes e a comunidade científica: comunicação médico-paciente, o paciente experto, escola de pacientes, aderência: mitos da medicação, terapias não farmacológicas e qualidade de vida, nutrição e exercício em doenças reumáticas e trabalho e sexualidade em doenças reumáticas.

“Este grupo de pacientes mostra a expressão na América Latina de que há pacientes empoderados, e que, sim se pode fazer eventos centrados nas atenções de quem tem a doença”, conta o presidente do Comitê de Educação do Panlar, Dr. Carlo Vinicio Caballero. “Hemos consultado con varias asociaciones de pacientes de Lupus en toda América y encontramos que son prácticamente las mismas independientemente del país. Y por eso es tan importante que seamos escuchado”, destaca Gabriel Orihuela⁩.

O evento também contará com a presença de 24 lideranças de pacientes da América Latina que atuam em parceria com sociedades médicas em busca de melhorias para o dia a dia dos pacientes.

As palestras serão transmitidas ao vivo pela fanpage de Panlar, confira a programação: http://4et.us/YkC5

Serviço – 2º Congresso Pan-Americano de Pacientes com Doenças Reumáticas
Data: 26 e 27 de abril
Local: Mercure Hotel Alameda Quito
Dirección: E4-122, Vicente Ramón Roca, Quito 170526, Ecuador
Informações e inscrições:
www.congreso-panlar.com/informacao-cientifica/congreso-panamericano-de-pacientes-2/?lang=pt-br

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
%d blogueiros gostam disto: