A Osteoartrose de mãos ou osteoartrose nodal é decorrente de processos degenerativos e desgastes que ocorrem nas articulações dos dedos, especialmente nas interfalangeanas distais, interfalangeanas proximais e carpometacarpais.
Esses nomes podem até serem desconhecidos para maioria das pessoas, mas provavelmente você já observou em alguma mão a presença de nodosidades decorrentes da artrose.
E talvez tenha até se perguntado: o que será essas “bolinhas” nas cabeças dos dedos?
Pois bem, chamamos de nódulos de Heberden quando esses nódulos estão presentes nas interfalangeanas distais e nódulos de Bouchard quando nas interfalangeanas proximais.
A osteartrose de mãos é uma doença extremamente prevalente que afeta entre 55 e 70% da população adulta acima de 55 anos, e varia entre 70 e 80% em indivíduos acima de 75 anos. Ou seja, está relacionada ao envelhecimento.
Alguns fatores de risco como idade avançada, sexo feminino, história familiar, traumas, estresses mecânicos laborativos (lavar roupa na mão, por exemplo) e obesidade estão associados a maior predisposição.
O tratamento baseia-se em condutas farmacológicas (medicamentos) e não farmacológicas, no entanto, apesar de nenhum desses tratamentos ter demonstrado redução da lesão articular é possível uma abordagem focada no controle da dor e funcionalidade que garanta conforto e qualidade de vida.
#REPOST @larissasouza.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.