O enxaguante bucal é um produto muito comum no mercado e utilizado por uma série de pessoas, mas apesar de ser uma espécie de complemento para a limpeza da boca, o seu uso deve ser feito com moderação, uma vez que ele pode causar problemas bucais em seus excessos, o que por sua vez causa problemas odontológicos ao invés de preveni-los.
Isso acontece porque esse tipo de produto contém uma acidez peculiar, e por isso sua alta quantidade na boca pode gerar diversas mudanças que favorecem o surgimento de doenças bucais e desgastes do esmalte dentário, por exemplo.
Em suma, é possível afirmar que usar enxaguante bucal demais é igual a escovar os dentes de maneira forte.
Para entender ainda melhor sobre essa questão, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito dos problemas que podem surgir a partir do mau uso do enxaguante bucal, entendendo coisas como complicações e tratamentos para esses problemas, que podem ser realizados de forma mais fácil e rápida através de um plano odontológico particular.
Usar este produto todo dia pode trazer problemas?
O enxaguante bucal é um produto muito vendido e utilizado no mercado, já que ele é usado como complemento da higiene bucal e para a manutenção de um hálito fresco, pois a maioria deles se propõe a oferecer sabores refrescantes como a menta, por exemplo.
Justamente por essa característica, muitas pessoas acreditam que esse é um produto que deve fazer parte da rotina diária de higienização bucal para manter uma boa saúde da boca, ou acaba dando a ele uma super importância, tanto quanto a contratação de um plano familiar odontológico.
No entanto, a verdade é que os profissionais dentistas contraindicam o uso desse líquido todos os dias.
Isso porque, o uso diário dos enxagues na verdade só fazem mal ao paciente e a sua saúde bucal.
Na realidade, muitos profissionais aconselham a só incluir o enxaguante quando o mesmo for indicado pelo odontologista responsável pelo acompanhamento e cuidados de sua boca.
Em geral, o uso incorreto desequilibra a quantidade de bactérias da boca e podem causar problemas relacionados ao mau hálito, redução do paladar, manchas no dente, câncer de boca e, até mesmo, aumento na pressão arterial, problemas que te levaram a precisar pesquisar quanto custa um plano odontológico, para conseguir buscar tratamentos.
Quais as complicações trazem usar enxaguante em excesso?
Leia a seguir algumas das principais consequências relacionadas ao mau uso do enxaguante bucal:
Mau hálito
Apesar de usado por muitas pessoas para tirar o mau hálito, a verdade é que o uso exagerado de enxaguantes pode causar esse problema, principalmente aqueles que contam com álcool em sua formulação, uma vez que essa substância causa uma descamação que forma uma placa bacteriana na língua.
Esse problema, por sua vez, também é conhecido como como saburra lingual, responsável pelo mau odor na boca, que pode ser tratado através do plano quality.
Redução do paladar
Além do mau hábito, usar o enxaguante bucal com álcool também inibe as funções das papilas gustativas, comprometendo o paladar.
Manchas nos dentes
A fórmula desses produtos pode alterar o pH da saliva e, por isso, os dentes podem acabar mais porosos. Com essa porosidade, os dentes ficam mais suscetíveis às manchas amareladas ou em tons acinzentados, gerados pela exposição da dentina e alimentos pigmentados (café, vinho, corantes alimentícios…) em contato com a camada afetada.
Câncer de boca
Por último, mas definitivamente não menos importante, por conta do álcool presente na fórmula, o uso contínuo de enxaguantes bucais de maneira exacerbada pode contribuir para a aparição do câncer de boca, de acordo com alguns estudos e pesquisas mais recentes.
Quais os benefícios do enxaguante bucal quando usado corretamente?
Apesar dos malefícios, nem tudo no enxaguante bucal é prejudicial. A verdade é que o uso consciente, indicado e acompanhado por um profissional dentista, através de consultas por um plano odontológico individual, por exemplo, pode trazer benefícios, como:
- Evita placas bacterianas;
- Previne o tártaro;
- Refresca o hálito;
- Favorece a limpeza da língua;
- Evita a gengivite;
- Previne a periodontite;
- Higieniza regiões de difícil acesso na boca;
- Evita cáries;
- Ajuda na cicatrização;
- Evita a sensação de boca seca.
A moderação no uso de qualquer produto é a chave para obter o melhor resultado estético, mas também para a saúde odontológica. Por isso, consulte periodicamente um dentista e pergunte sobre os produtos recomendados e as medidas corretas.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.