Me chamo Sabrina Bernardes de Almeida e primeira vez que fui mãe, foi aos 31 anos de idade, a gravidez foi planejada. Consegui ficar cerca de 8 meses sem medições para poder engravidar. Na gestação a doença entrou em remissão, exceto pelo oitavo mês de gestação que tive que realizar uma infiltração no punho. O trabalho de parto foi bem rápido, cerca de 5 horas, o parto foi natural domiciliar (totalmente planejado também), Pedro nasceu dia 18/06/2013, pesando 3.250Kg, e medindo 50cm, com 40 semanas e 03 dias. Não tive dificuldade alguma no pós parto. Amamentei até os 8 meses, mas exclusivo no peito somente até os 04 meses, após isso tive que voltar a tomar medicações pois a AR entrou em atividade. Hoje meu pequeno Pedro está com quase 04 anos, lindo e saudável! Segue abaixo o vídeo do parto do nascimento do Pedro:
Já em 2015 entre a dúvida de por DIU ou o marido operar e descuido meu que não tomei o metotrexato como o reumato queria, acabei engravidando. Estava com 33 anos, e veio a gravidez nada planejada. Da mesma forma que a anterior, a AR entrou em remissão na gestação toda. O trabalho de parto também foi rápido, cerca de 05 horas também, o parto foi natural domiciliar (totalmente planejado), Liz nasceu dia 16/03/2016, pesando 3.350Kg, e medindo 50cm, com 39 semanas e 06 dias. Também não tive problema algum no pós parto. Amamentei até os 10 meses. Hoje Liz está com 01 aninho, linda e saudável, e eu ainda vou levando a AR tomando apenas corticoide e dipirona, tendo dias com mais dores outros menos. E sempre superando tudo por eles, os filhos fazem TUDO valer a pena! A maternidade é uma bênção! Por isso não desistam meninas! Segue abaixo o vídeo do parto do nascimento da Liz:
Beijos de luz e não desistam!
Se você tem alguma experiencia para contar sobre a maternidade na artrite reumatoide, participe, envie sua história e uma foto para[email protected], incentive e inspire outras mães e futuras mamães!
Jornalista pela Faculdades Metropolitana Unidas, especialista no gerenciamento online de comunidades de pacientes crônicos. Possuí especialização em Alfabetização em Saúde e Empoderamento de Pacientes pela Universidade Católica de Salta na Argentina e título de Paciente Experto pela Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR). Certificação em ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública.
• Membro da Comissão de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) do Conselho Nacional de Saúde (CNS), representando a Associação Brasileira Superando o Lúpus.
• Presidente da Red Panamericana de Associações de Pacientes Reumáticos -ASOPAN.
• Presidente do 2º Congresso Panamericano de Pacientes Reumáticos da Liga Panamericana de Associações de Reumatologia (PANLAR).
• Colaboradora do grupo de trabalho do escopo das diretrizes do Protocolo Clínicos e Diretrizes de Artrite Reumatoide e Artrite Idiopática Juvenil do Ministério da Saúde, à convite do PROADIS do Hospital Moinhos dos Ventos.
• Coordenadora de advocacy e responsabilidade social do Grupar/EncontrAR e da Biored Brasil, uma organização que reúne 42 associações de apoio a pacientes com doenças crônicas incuráveis de todas as regiões do Brasil, que milita pela garantia de acesso a medicamentos imunobiológicos e o uso racional e seguro dos recursos da assistência farmacêutica no SUS.
• Arthritis Consumer Experts
• Patient Advocate
• Convive com artrite reumatoide desde os 26 anos.
Olá, aqui você encontra todo suporte necessário para a sua jornada de pacientes!!! Caso ainda tenha dúvidas, estamos à disposição em nosso canal do Whatsapp, para isso, basta escrever sua dúvida aqui....