A artrite psoriásica é um tipo de artrite que se desenvolve em algumas pessoas com a condição de pele psoríase. Normalmente, as articulações afetadas tornam-se inflamadas (inchadas), rígidas e dolorosas. A psoríase é uma condição de pele que causa manchas vermelhas, escamosas e crocantes de pele coberta com escalas prateadas. A artrite psoriásica é uma condição de longo prazo que pode piorar progressivamente. Em casos graves, existe o risco de que as articulações se tornem permanentemente danificadas ou deformadas, o que pode exigir tratamento cirúrgico. No entanto, com um diagnóstico precoce e um tratamento adequado, é possível abrandar a progressão da condição e minimizar ou prevenir danos permanentes nas articulações.
Causas de artrite psoriásica: Entre uma e duas em cada cinco pessoas com psoríase desenvolvem artrite psoriásica. Geralmente, desenvolve-se dentro de 10 anos de psoríase sendo diagnosticada, embora algumas pessoas possam ter problemas com as articulações antes de perceberem quaisquer sintomas que afetem sua pele. Como a psoríase, pensa-se que a artrite psoriásica ocorre como resultado do sistema imunológico atacando erroneamente o tecido saudável. No entanto, não está claro por que algumas pessoas com psoríase desenvolvem artrite psoriásica e outras não.
Sintomas de artrite psoriásica: A artrite psoriásica é comum o paciente apresentar os seguintes sintomas:
- Psoríase na pele (inflamação na pele deixando-a avermelhada e com placas branco escamosas), com formato semelhante a salsichas
- Alterações nas unhas
- Inchaço de um ou mais dedos das mãos e/ou pés, com formato semelhante a salsichas
- Dor, vermelhidão, calor
- Dor nas costas
- Dificuldade de movimentação das articulações (juntas) pela manhã
- Cansaço
- Dores nos músculos e tendões.
Os sintomas relacionados às alterações na pele são os mais representativos. Da mesma forma que a psoríase, a artrite psoriásica tende a piorar com o tempo, por isso é fundamental diagnosticar e tratar precocemente.
Diagnóstico de artrite psoriásica: Se o seu médico achar que você pode ter artrite psoriásica, eles devem encaminhá-lo para um reumatologista (um especialista em condições conjuntas) para uma avaliação. Este é um questionário que pode ser solicitado a preencher, o que ajuda seu médico a decidir se você precisa de um encaminhamento. As pessoas com psoríase devem ser convidadas a preencher isso anualmente.
Um reumatologista geralmente poderá diagnosticar artrite psoriásica se tiverem psoríase e problemas com as articulações. Eles também tentarão excluir outros tipos de artrite, como artrite reumatoide e osteoartrite. Uma série de testes podem ser realizados para ajudar a confirmar um diagnóstico, incluindo:
- Exames de sangue para verificar sinais de inflamação em seu corpo e a presença de certos anticorpos encontrados em outros tipos de artrite
- Raios-X ou varreduras de suas articulações
Quando Obter Conselhos Médicos: Consulte o seu médico de família se você tiver dor persistente, inchaço ou rigidez nas articulações – mesmo que não tenha sido diagnosticado com psoríase. Se você foi diagnosticado com psoríase, você deve ter check-ups pelo menos uma vez por ano para monitorar sua condição. Certifique-se de informar seu médico se você tiver problemas com suas articulações.
Tratamentos de artrite psoriásica: Os principais objetivos do tratamento serão aliviar seus sintomas, diminuir a progressão da condição e melhorar sua qualidade de vida. Para a maioria das pessoas, isso envolve a tentativa de vários medicamentos diferentes, alguns dos quais também podem tratar a psoríase. Idealmente, você deve tomar um medicamento para tratar sua psoríase e artrite psoriásica sempre que possível. Os principais medicamentos utilizados para tratar artrite psoriásica são resumidos abaixo e incluem:
- Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs)
- Corticosteroides
- Medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença (DMARDs)
- Terapias biológicas.
Fonte: http://www.dicademusculacao.com.br/os-8-principais-sintomas-artrite-psoriatica/
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.