sexta-feira, maio 23, 2025
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

OMS prioriza acesso a tratamentos para diabetes e câncer em novas Listas de Medicamentos Essenciais

Preços altos e baixa disponibilidade ainda são uma grande barreira para o acesso dos pacientes a medicamentos novos e antigos

por Priscila Torres
10/11/2021
em Notícias
OMS prioriza acesso a tratamentos para diabetes e câncer em novas Listas de Medicamentos Essenciais

Genebra, 1 de outubro de 2021 (OMS) – A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou nesta sexta-feira (1/10) novas edições de suas Listas Modelos de Medicamentos Essenciais e Pediátricos Essenciais, que incluem novos tratamentos para vários tipos de câncer, análogos de insulina e novos medicamentos orais para diabetes, novos medicamentos para ajudar as pessoas que desejam parar de fumar e novos antimicrobianos para tratar infecções bacterianas e fúngicas graves.

As listas têm como objetivo abordar as prioridades mundiais de saúde, identificando os medicamentos que proporcionam os maiores benefícios e que deveriam estar disponíveis e acessíveis para todos. No entanto, os altos preços tanto dos novos medicamentos patenteados quanto dos medicamentos mais antigos, como a insulina, continuam mantendo alguns medicamentos essenciais fora do alcance de muitos pacientes.

“A diabetes está aumentando globalmente e aumentando mais rapidamente nos países de baixa e média renda”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS. “Muitas pessoas que precisam de insulina enfrentam dificuldades financeiras para acessá-la ou ficam sem ela e perdem a vida. Incluir análogos de insulina na Lista de Medicamentos Essenciais, juntamente com esforços para garantir acesso a todos os produtos de insulina e expandir o uso de biossimilares é um passo vital para garantir que todos que precisam deste produto que salva vidas possam acessá-lo.”

Medicamentos para diabetes

A insulina foi descoberta como um tratamento para diabetes há 100 anos e a insulina humana está na Lista de Medicamentos Essenciais da OMS desde sua primeira publicação, em 1977. Infelizmente, o fornecimento limitado de insulina e os preços altos em vários países de baixa e média renda são atualmente uma barreira significativa ao tratamento. Por exemplo, na capital de Gana, Accra, a quantidade de insulina necessária para um mês custaria ao trabalhador o equivalente a 5,5 dias de pagamento. A produção de insulina está concentrada em um pequeno número de fábricas e três fabricantes controlam a maior parte do mercado global, com a falta de competição resultando em preços altos proibitivos para muitas pessoas e sistemas de saúde.

A decisão de incluir nas listas os análogos da insulina de ação prolongada (insulina degludec, detemir e glargina) e seus biossimilares, junto com a insulina humana, tem como objetivo aumentar o acesso ao tratamento da diabetes ao expandir a escolha do tratamento. A inclusão na Lista significa que análogos de insulina biossimilares podem ser elegíveis para o programa de pré-qualificação da OMS; a pré-qualificação da OMS pode resultar em mais biossimilares com qualidade garantida entrando no mercado internacional, criando concorrência para reduzir os preços e dando aos países uma escolha maior de produtos.

 

Os análogos de insulina de ação prolongada oferecem alguns benefícios clínicos extras para os pacientes por meio de sua maior duração, o que garante que os níveis de glicose no sangue possam ser controlados por longos períodos de tempo sem a necessidade de uma dose de reforço. Eles oferecem benefício particular para pacientes que experimentam níveis perigosamente baixos de glicose no sangue com insulina humana. Demonstrou-se que a maior flexibilidade no momento e na dosagem de análogos da insulina melhora a qualidade de vida dos pacientes que vivem com diabetes. No entanto, a insulina humana continua a ser a parte mais importante no tratamento da diabetes e o acesso a este medicamento que salva vidas deve continuar a ser apoiado por meio de uma melhor disponibilidade e acessibilidade.

A Lista também inclui a empagliflozina, canagliflozina e dapagliflozina, inibidores do cotransportador sódio-glicose (SGLT2), como terapia de segunda linha em adultos com diabetes tipo 2. Estes medicamentos administrados por via oral demonstraram oferecer vários benefícios, incluindo um menor risco de morte, insuficiência renal e eventos cardiovasculares. Como os inibidores de SGLT2 ainda são patenteados e de alto preço, sua inclusão na Lista vem com a recomendação de que a OMS trabalhe com o Banco de Patentes de Medicamentos para promover o acesso por meio de acordos de licenciamento em potencial com os detentores de patentes para permitir a fabricação e fornecimento de genéricos em preços baixos e países de renda média.

Melhorar o acesso a medicamentos para diabetes, incluindo insulina e inibidores de SGLT2, é uma das linhas de trabalho do Global Diabetes Compact, lançado pela OMS em abril de 2021, e um tópico-chave em discussão com fabricantes de medicamentos para diabetes e tecnologias de saúde.

Medicamentos para câncer

O câncer está entre as principais causas de doença e morte em todo o mundo, sendo responsável por quase 10 milhões de mortes em 2020, com sete em cada 10 ocorrendo em países de baixa e média renda. Novos avanços foram feitos no tratamento do câncer nos últimos anos, como medicamentos que têm como alvo características moleculares específicas do tumor, alguns dos quais oferecem resultados muito melhores do que a quimioterapia “tradicional” para muitos tipos de câncer. Quatro novos medicamentos para o tratamento do câncer foram adicionados à Lista Modelo:

  • Enzalutamida, como alternativa à abiraterona, para o câncer de próstata;
  • Everolimo, para astrocitoma subependimário de células gigantes (SEGA, sigla em inglês), um tipo de tumor cerebral em crianças;
  • Ibrutinibe, um medicamento direcionado para a leucemia linfocítica crônica; e
  • Rasburicase, para a síndrome de lise tumoral, uma complicação séria de alguns tratamentos de câncer.

A lista do imatinibe foi estendida para incluir o tratamento direcionado da leucemia. Novas indicações de câncer infantil foram adicionadas para 16 medicamentos já listados, incluindo para glioma de baixo grau, a forma mais comum de tumor cerebral em crianças.

Um grupo de anticorpos que aumentam a resposta imune às células tumorais, chamados inibidores do ponto de verificação imune PD-1/PD-L1, não foram recomendados para listagem para o tratamento de uma série de cânceres de pulmão, apesar de serem eficazes, principalmente por causa de seu excessivo preço alto e preocupações de que são difíceis de administrar em sistemas de saúde com poucos recursos. Outros medicamentos contra o câncer não foram recomendados para listagem devido ao benefício clínico adicional incerto em comparação com os medicamentos já listados, preço alto e problemas de gerenciamento em ambientes com poucos recursos. Estes incluíram osimertinibe para câncer de pulmão, daratumumabe para mieloma múltiplo e três tipos de tratamento (inibidores de CDK4/6, fulvestrant e pertuzumabe) para câncer de mama.

Outros desenvolvimentos

Doenças infecciosas – Os novos medicamentos listados incluem cefiderocol, um antibiótico do grupo ‘Reserva’ eficaz contra bactérias multirresistentes, antifúngicos de equinocandina para infecções fúngicas graves e anticorpos monoclonais para prevenção da raiva – os primeiros anticorpos monoclonais contra uma doença infecciosa a serem incluídos na Lista Modelo. A lista atualizada também apresenta novas formulações de medicamentos para infecções bacterianas comuns, hepatite C, HIV e tuberculose, para melhor atender às necessidades de dosagem e administração em crianças e adultos. Outros 81 antibióticos foram classificados como Acesso, Vigilância e Reserva sob a estrutura AWaRe, para apoiar a administração de antimicrobianos e a vigilância do uso de antibióticos em todo o mundo.

Cessação do tabagismo – Dois medicamentos não baseados em nicotina – bupropiona e vareniclina – juntam-se à terapia de reposição de nicotina na Lista Modelo, fornecendo opções alternativas de tratamento para pessoas que desejam parar de fumar. A listagem visa apoiar a corrida para alcançar a meta da campanha “Commit to Quit” da OMS, que tem o objetivo de ver 100 milhões de pessoas em todo o mundo parando de fumar no próximo ano.

Nota aos editores

A reunião da 23ª do Comitê de Especialistas em Seleção e Uso de Medicamentos Essenciais ocorreu virtualmente entre 21 de junho a 2 de julho. O Comitê de Especialistas considerou 88 pedidos de medicamentos a serem adicionados à 21ª Lista Modelo de Medicamentos Essenciais (EML, sigla em inglês) da OMS e à 7ª Lista Modelo de Medicamentos Pediátricos Essenciais (EMLc, sigla em inglês) da OMS. Os departamentos técnicos da OMS foram envolvidos e consultados com relação às solicitações relacionadas às suas áreas.

As listas de medicamentos essenciais atualizadas incluem 20 novos medicamentos para adultos e 17 para crianças e especificam novos usos para 28 medicamentos já listados. As alterações recomendadas pelo Comitê de Especialistas elevam o número de medicamentos considerados essenciais para atender às principais necessidades de saúde pública para 479 na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais e 350 na Lista Modelo de Medicamentos Pediátricos Essenciais. Embora esses números possam parecer altos, eles representam apenas uma pequena proporção do número total de medicamentos disponíveis no mercado.

Governos e instituições em todo o mundo continuam a usar as Listas Modelo da OMS para orientar o desenvolvimento de suas próprias listas de medicamentos essenciais, porque sabem que todos os medicamentos listados foram avaliados quanto à eficácia e segurança e oferecem uma boa relação custo-benefício para os resultados de saúde que produzem.

As Listas Modelo são atualizadas a cada dois anos por um Comitê de Especialistas, composto por especialistas reconhecidos da academia, da pesquisa e das profissões médicas e farmacêuticas. Este ano, o Comitê ressaltou a necessidade urgente de tomar medidas para promover o acesso equitativo e acessível a medicamentos essenciais por meio da lista e medidas complementares, como mecanismos de licenciamento voluntário, aquisição conjunta e negociação de preços.

 

Fonte: Organização Pan – Americana da Saúde (OPAS)

Print Friendly, PDF & Email
Postagem anterior

Acromegalia: diagnóstico precoce poderia aumentar a taxa de cura

Próxima postagem

Umidade provoca dor nas articulações?

Relacionado Postagens

CFM muda regras e amplia recomendação para cirurgia bariátrica; veja o que mudou.

CFM muda regras e amplia recomendação para cirurgia bariátrica; veja o que mudou.

por Priscila Torres
23/05/2025

O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou as novas normas para a cirurgia bariátrica. Entre as principais mudanças estão a...

Conselho Nacional de Saúde participa de debates sobre saúde global e mudanças climáticas no primeiro dia da 78ª Assembleia Mundial da Saúde

Conselho Nacional de Saúde participa de debates sobre saúde global e mudanças climáticas no primeiro dia da 78ª Assembleia Mundial da Saúde

por Priscila Torres
21/05/2025

Genebra, 20 de maio de 2025 — A delegação brasileira formada por representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e...

Doenças autoimunes: o que são, causas e sintomas.

Doenças autoimunes: o que são, causas e sintomas.

por Priscila Torres
16/05/2025

Doenças autoimunes surgem quando o sistema imunológico ataca células saudáveis por engano, causando inflamação e danos aos tecidos. Elas podem...

Câncer de ovário: o desafio silencioso que exige atenção redobrada das mulheres, especialmente após a menopausa.

Câncer de ovário: o desafio silencioso que exige atenção redobrada das mulheres, especialmente após a menopausa.

por Priscila Torres
15/05/2025

Apesar de menos prevalente que outros tipos de câncer ginecológico, como o de colo do útero, o câncer de ovário...

Composição da CAMSS para o biênio 2025/2026 é publicada pela ANS

Composição da CAMSS para o biênio 2025/2026 é publicada pela ANS

por Priscila Torres
14/05/2025

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou, no Diário Oficial da União na segunda-feira (05), a Portaria nº 79/2025,...

Anvisa aprova novo tratamento para doença de Crohn no Brasil.

por Priscila Torres
13/05/2025

22 de abril de 2025 - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje o uso de upadacitinibe para...

Próxima postagem
Umidade provoca dor nas articulações?

Umidade provoca dor nas articulações?

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Blog oficial das ONGs

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Acessar
  • Apoio
  • ArtriteGuia
  • Blogs do usuário
  • Cadastro
  • Cadastro
  • Carrinho
  • Carrinho
  • Chat Room
  • Colaboradores no BlogAR
  • Contato
  • Conte a sua história
    • Sobre Mim
  • EncontrAR
    • Objetivo do EncontrAR
  • Entrevistas
  • Enviar nova postagem no blog
  • Esqueci minha senha
  • Finalização de compra
  • Finalizar compra
  • Grupo de usuários padrão
  • Home 1
  • Home 1
  • Home 2
  • Loja
  • Meu perfil
  • Minha conta
  • Minha vida com AR
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Newsletter
  • Onde encontrar Centros de Terapia Assistida no SUS
  • Pesquisar usuários
  • Política de Privacidade
  • Todos os grupos

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco