“O tempo vai mudar, já me doem os joelhos!”. Quantas vezes já ouvimos ou fizemos esta afirmação. Será que o nosso corpo pode prever as mudanças de clima? O clima influencia as dores articulares? O clima húmido é prejudicial às nossas articulações?
Apesar de não existir unanimidade científica, pensa-se que a relação entre a pressão atmosférica e a umidade do ar explica grande parte desta questão. A pressão atmosférica pode ser representada como a pressão do ar sobre uma superfície. Anteriormente à mudança de clima ou chuva, há uma diminuição da pressão atmosférica o que leva a uma ligeira expansão dos tecidos articulares provocando uma maior pressão nas articulações. Pessoas com artrose e artrite cronicas, fraturas antigas e fibromialgia podem ter mais crises de dor com as mudanças climáticas e, nomeadamente, com o frio.
As temperaturas baixas estão, também, associadas ao aumento da dor. Os vasos sanguíneos estarão mais estreitos e o volume de oxigénio e nutrientes para os músculos e articulações será menor.
Mas o controle da umidade, pressão atmosférica, chuva e temperatura não está ao nosso alcance; por isso, é imprescindível que se tomem precauções de modo a que estes fatores não influenciem a nossa qualidade de vida. Mantenha a sua casa aquecida de forma constante; evite mudanças bruscas de temperatura, agasalhando-se com várias camadas de roupa. Se possível, aqueça as roupas antes de as vestir e a cama antes de se deitar. Utilize banhos de água quente ou os banhos de imersão se sentir dor e se não houver inchaço das articulações. Mantenha-se em movimento. Quando está frio, temos a tendência de ficar mais parados, mas inverta essa situação realizando alongamentos e movimentos aos seus músculos e articulações. Mesmo com frio, use roupa apropriada e caminhe. De manhã, antes de se levantar, aqueça o seu corpo. Mexa os tornozelos como se estivesse a acelerar e a desacelerar o carro. Dobre e estique os braços e joelhos. Abra e feche as mãos. Faça com que a temperatura do seu corpo aqueça o seu inverno.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.