No Lúpus, quando o rim quer falar, geralmente ele demora a calar-se. A inflamação renal pelo Lúpus, chamada nefrite lúpica, é considerada uma das formas mais graves que a doença pode apresentar-se e que mais gera preocupação entre médicos e pacientes. Sim, por que os rins são órgãos nobres, muito nobres e não suportam muitos “traumas”.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Os rins podem começar a falar no Lúpus a qualquer momento da doença, porém o momento que ele mais fala é no início, nos seus primeiros anos. Mas como os rins se comunicam? Como eles falam que não estão nada bem?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Primeiramente, eles avisam pela urina. Fica espumosa, geralmente. Depois, quando eles ficam um pouco cansados de falar, começam a chamar atenção retendo água e o (a) paciente começa a sentir-se inchado, as roupas não cabem mais, os sapatos idem, os anéis também não. A pressão sobe, sobe muito…
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Depois eles ficam ainda mais cansados e uma hora… podem “parar de funcionar”. Os exames de sangue não mentem: a creatinina, um exame que mede a função renal, sobe. Sem tratamento, cada vez mais fadigados, os rins podem desistir da luta, mas o paciente nunca!
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pode vir a diálise… a necessidade de que a função dos rins venha de fora, de um aparelho. Essa é a história natural… a história experimentada se nada for feito ou se houver um atraso entre os primeiros “cochichos” dos rins e o tratamento adequado.
Este foi o primeiro episódio de nossa série #oRimLupico. Conte nos comentários como seus rins “falaram”. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Siga também @reumatonews e @imedensino
#REPOST @drthiagoreumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.