O consultório médico é um ambiente que as pessoas frequentam para cuidar melhor da saúde, mas ele precisa reunir algumas características para que tenha credibilidade perante o público.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Censo de Demografia Médica, do Conselho Federal de Medicina (CFM), 50,2% dos profissionais recém-formados desejam atuar em um consultório particular.
Embora essa taxa corresponda à metade dos profissionais que estão começando a atuar agora, nem todos estão preparados para montar um consultório.
Trabalhar por conta própria tem seus prós e contras, como a possibilidade de escolher o horário de trabalho, controlar as contas e a carreira, por outro lado, não é fácil conseguir uma quantia fixa todos os meses.
Mas, esse aspecto pode ser driblado se o consultório médico estiver preparado para atender as pessoas e conquistar a credibilidade entre os pacientes.
Todo o profissional precisa atuar em um espaço adequado, mas para os médicos, isso é ainda mais importante porque eles lidam diretamente com a vida e a saúde do ser humano.
Neste artigo, vamos explicar o que o consultório precisa ter para gerar credibilidade entre os pacientes, dar dicas para melhorar o atendimento e como construir credibilidade no meio digital.
Como montar o consultório ideal?
Para ter credibilidade na área médica, o consultório desempenha um papel fundamental, pois seu aspecto confere a credibilidade que o profissional precisa para conseguir se estabelecer. Dentre as características mais importantes estão:
Escolher o local adequado
É fundamental saber escolher o local onde o consultório vai funcionar, de preferência, em um ponto de fácil acesso.
Enquanto um profissional de serviço enfermagem domiciliar pode atender em qualquer lugar, o médico precisa de um local fixo, de fácil acesso por meio de ônibus e metrô.
Também é fundamental que tenha estacionamento ou vagas para carros particulares, principalmente se o público é feito por idosos ou crianças pequenas.
Se o profissional atende um público com maior poder aquisitivo, prefira bairros nobres e edifícios com estacionamento suficiente.
Contudo, esses locais costumam ser um pouco mais caros, por isso, vale a pena pensar na possibilidade de abrir o consultório com um colega.
Investir nos recursos necessários
É fundamental investir em todos os recursos necessários para que o consultório seja capaz de atender às necessidades dos pacientes, o que envolve vários elementos, como:
- Mobília;
- Equipamentos;
- Decoração;
- Limpeza;
- Organização.
Além disso, é muito importante que o consultório seja humanizado e acolhedor e transmita para o cliente a sensação de zelo e cuidado.
Mas, se o ambiente não for devidamente limpo e organizado, acaba transmitindo uma mensagem negativa, afinal, as pessoas precisam se sentir confortáveis com o médico.
Assim como muitas empresas investem em infraestrutura de rede corporativa, é interessante que o consultório trabalhe da mesma forma para que possa automatizar alguns processos, como o acesso a laudos e informações.
Contar com uma boa equipe
A equipe que vai trabalhar com você também precisa estar bem preparada para atender os pacientes, e esses profissionais estão diretamente relacionados com a credibilidade do consultório.
O médico pode pedir indicações de colegas, além de dar preferência para quem tem experiência com atendimento ao público, principalmente no caso da recepção.
Se ninguém puder indicar, divulguem as vagas em sites especializados, procure observar a personalidade e a empatia dos candidatos e faça testes para identificar a capacidade de organização e o senso de urgência.
A pessoa que vai falar diretamente com os pacientes precisa saber se comunicar e compreender a situação do outro. É muito desagradável quando alguém liga para o consultório e não é bem atendido pela recepção.
Como oferecer um bom atendimento médico
O atendimento médico também é um dos elementos importantes para que o consultório conquiste credibilidade. Algumas dicas para melhorar o atendimento oferecido são:
Investir em treinamentos
Todas as pessoas que trabalham no consultório precisam estar preparadas para atender, principalmente os responsáveis pela condução da rotina.
Uma empresa de limpeza hospitalar treina seus funcionários para que eles possam higienizar os ambientes da maneira correta. Mas, além deles, secretarias, técnicos e médicos também precisam treinar suas habilidades.
Dessa forma, o consultório vai atrair mais pessoas e fidelizar os pacientes que já passaram por ele.
Organizar e padronizar processos
A organização é fundamental em qualquer lugar, tanto dentro de casa quanto em uma empresa, mas é ainda mais imprescindível dentro de hospitais, clínicas e consultórios, afinal, trata-se da saúde e do bem-estar das pessoas.
Além de causar uma boa impressão para o paciente, a organização e a padronização evitam que tarefas sejam negligenciadas, prejudicando os processos e a satisfação de quem procura o estabelecimento.
Usar recursos tecnológicos
Recursos tecnológicos, como laser ginecológico e até mesmo um software para organizar dados e informações de pacientes, são muito importantes para organizar e agilizar as demandas.
Eles também reduzem custos e aprimoram a qualidade dos processos. Aderir a eles também é uma forma de conquistar oportunidades e se diferenciar perante os concorrentes.
Algumas ferramentas que fazem toda a diferença é um sistema de gestão de clínica, equipamentos de automação e plataformas informatizadas dos planos de saúde.
São tarefas que precisam ser realizadas com eficiência, pois consequentemente melhoram o atendimento, a comunicação, aumentam a produtividade e reduzem a incidência de erros.
Fazer pós-venda
Sim, pós-venda, pois o médico é um profissional que vende seus serviços, por isso, precisa se certificar quanto à satisfação de seus pacientes e investir em maneiras para que eles voltem, sempre que precisarem.
É um erro acreditar que apenas outros tipos de empresa, como uma de iluminação emergência LED, precisam investir nessa prática.
Na verdade, dentro dos consultórios, ela é fundamental para fidelizar o paciente, fazer com que ele se sinta valorizado, receba a atenção devida e possa compartilhar uma experiência positiva com outras pessoas.
Só que, além de garantir um bom atendimento e toda a estrutura necessária para o local, o médico também precisa divulgar seus serviços na internet, caso contrário, os esforços serão em vão.
A divulgação também é uma forma de aumentar a credibilidade do consultório, e existem várias maneiras de fazer isso.
Como conquistar credibilidade no meio digital?
A internet é uma excelente ferramenta de divulgação para as empresas e precisa ser usada pelos médicos, para levar a existência do consultório ao conhecimento de mais pessoas e conquistar credibilidade.
Uma das formas de fazer isso é saber se apresentar no meio digital, tendo em mente que a maioria das pessoas terá contato com os conteúdos, pela primeira vez, na internet.
Assim como no caso de uma loja de móveis corporativos, a apresentação precisa ser impecável, como uma boa descrição dos serviços, especialidades que atende e os exames que o paciente pode encontrar no local.
Outro ponto importante é mostrar conhecimento sobre a especialidade, por meio de textos, imagens, vídeos e outros recursos que demonstram o tema de maneira lúdica.
Esteja presente nas redes sociais para interagir com o público, afinal, essas plataformas são muito populares e podem sim ser usadas pelos médicos para divulgar conteúdos informativos e até agendar consultas.
É possível encontrar empresas de locação de equipamentos médicos aos montes nas redes sociais, mas embora sejam plataformas mais descontraídas, é fundamental evitar erros de português nas postagens e fazer uma descrição completa do consultório.
Assim como o atendimento presencial precisa ser muito bem trabalhado, o atendimento digital também.
Hoje em dia, a maioria das pessoas prefere se comunicar pelos canais digitais, como no caso do WhatsApp, chat no site e outros recursos.
Ofereça caminhos desse tipo para que elas possam agendar consultas, entrar em contato com o consultório, esclarecer dúvidas e assim por diante.
Mas, lembre-se de que não basta apenas variar os canais de atendimento, pois é necessário que todos eles tenham qualidade e agilidade.
Um fabricante de mesa metálica dobrável procura variados canais, mas mantém uma padronização entre todos eles.
Isso significa que, independentemente do canal escolhido pelo paciente, ele precisa receber exatamente as mesmas informações, sentir que está falando com o mesmo consultório e ser atendido com rapidez e cordialidade.
Caso contrário, mesmo que o local seja planejado nos mínimos detalhes e que o médico tenha um currículo invejável, todos os esforços vão por água abaixo.
Considerações finais
Credibilidade é uma coisa que se conquista com o tempo, principalmente entre os médicos, que passam a fazer parte da vida de seus pacientes quando estes confiam em seu trabalho.
Mas, é fundamental atrair as pessoas para que você tenha a oportunidade de mostrar um pouco mais sobre seu trabalho.
Seguindo as dicas que demos aqui, seu consultório vai reunir todas as características importantes para ter mais credibilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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