Vamos falar de doenças raras em reumatologia?
O conceito de Doença Rara, segundo a Organização Mundial de Saúde é aquela que afeta até 65 pessoas a cada 100 mil. Muitas vasculites fazem parte desse grupo!
A palavra “vasculite” significa inflamação dos vasos sanguíneos. Eles variam em tamanho desde muito grandes (por exemplo, a aorta, a maior artéria do corpo que transporta o sangue do coração) ramificando-se a muito pequenos (por exemplo, capilares que levam oxigênio aos tecidos do corpo).
A inflamação causada pela vasculite pode afetar o revestimento dos vasos (endotélio) ou a parede dos mesmos. Isso pode fazer com que o vaso fique mais espesso, enfraquecido, estreitado (estenose), “entupido” (oclusão), dilatado (aneurisma) ou fibrosado. Um vaso danificado pode não funcionar normalmente, levando à isquemia parcial ou total de órgãos ou sangramento na pele/ outra parte do corpo devido à ruptura da parede do vaso.
Alguns tipos de vasculite desaparecem sem tratamento, enquanto outros requerem medicações. Felizmente, os tratamentos podem controlar ou minimizar os danos aos vasos a curto prazo!
Porém, as recidivas de vasculite são comuns. É extremamente importante que os pacientes façam acompanhamento médico regular!
⇒Causas:
Na maioria dos casos, a causa da vasculite é desconhecida. É provável que uma combinação de fatores inicie o processo inflamatório. Elas podem ocorrer:
● em conjunto com outra doença, como o lúpus
● reação a certos medicamentos
● como resultado de uma infecção, como: hepatite B ou C, HIV, citomegalovírus, infecções bacterianas.
Existem muitos tipos diferentes de vasculite. São agrupados com base no tamanho dos vasos sanguíneos afetados: grandes, médios e pequenos.
⇒ Diagnóstico?
É uma verdadeira investigação: tudo parte da conversa médica inicial (anamnese) em que “juntamos as pistas” e tentamos desenhar qual tipo de vaso está acometido e qual sua extensão. Partimos então para métodos que possam confirmar a doença (biopsia, exames de sangue) e nem sempre fechamos “de cara” o que é! Desafiador, né?
E vocês? Já ouviram falar de Vasculites?
#REPOST @anajuliabicalho.reumato
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.