O que é Anquilose Articular?

É a rigidez de uma articulação, resultado de uma lesão ou doença. A rigidez pode ser completa ou parcial e pode ser devida a uma inflamação das estruturas musculares ou tendinosas fora da articulação ou dos tecidos da própria articulação.

Causas

Pode ser ocasionada por problemas congênitos, traumatismo ou enfermidades como a osteomielite e pode ser de etiologia fibrosa ou óssea. Pode também ser produzida cirurgicamente a fim de imobilizar certas articulações, tanto em humanos quanto em animais. Certas inflamações são capazes de imobilizar uma articulação, como no caso da espondilite anquilosante e, mais comumente, a artrite reumatoide. Ocasionalmente as infecções da articulação podem ser anquilosantes, como a tuberculose. No geral, a perda de movimentação articular é progressiva e quando completa, a dor articular tende a desaparecer.

A anquilose pode potencialmente, ocorrer em qualquer articulação com capacidade de movimento, sendo:

  • óssea – anquilose se origina da fusão dos componentes osteocartilaginosos da articulação
  • fibrosa – causada por retração das partes moles articulares ou periarticulares.

Se a rigidez provem da inflamação das estruturas musculares ou dos tendões exatamente próximos à articulação, se chama de falsa anquilose.

Tratamento

Nos casos de anquilose completa, o tratamento preconizado é a cirurgia com ablação da anquilose e plastia da região afetada.

Fonte: Wikipédia, Enciclopédia Livre

if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "https://connect.facebook.net/en_US/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));