
Parece um fenômeno: a dor aumenta, a fadiga fica intensa e, por muitas vezes confundida preconceituosamente como preguiça, a família faz aquela cobrança básica “porque você não levanta cedo”. A rigidez matinal parece durar até a tarde, nossa vida fica realmente complicada no inverno. Assim como tudo na vida da pessoa com artrite reumatoide, é preciso se adaptar ao inverno.
Algumas dicas são importantes para “sobreviver” ao inverno;
- Use luvas e meias de lã: mantenha suas extremidades aquecidas, isso evita o fenômeno de Reynaud (pontas dos dedos frias, geladas e escurecidas, às vezes presente na artrite reumatoide).
- Inverno lembra roupas pesadas: drible o peso de grandes casacos, compre roupas térmicas, existem várias calças, blusas e camisetas de mangas longas que têm preços acessíveis. A melhor maneira de encontrar essas roupas é pesquisando em lojas de roupas para esporte, procurando por roupas para neve.
- Vacine-se contra a gripe e pneumonia: nosso risco de adquirir infecções aumenta, mas estudos comprovam que a vacina da gripe e pneumonia garante proteção com segurança.
- Programe-se: se possível programe seus compromissos para o início da tarde, evitando compromissos na parte da manhã, principalmente nos primeiros horários.
Texto original na minha Coluna no Site Viva Bem com Artrite Reumatoide.