As pessoas ao redor costumam entender sua dor e sua doença ou é comum ouvir comentários do tipo “ah, não é para tanto”?
Para quem se identificou, eu tenho algumas coisas a dizer. ⠀
Sentir dor é algo que abala a vida por completo. E aqui não me refiro apenas à questão física, que certamente atrapalha a locomoção, realização de atividades diárias etc. A cabeça sente demais os impactos. A saúde psicológica é um dos pontos mais atingidos, afinal, só de pensar em sentir dor, a pessoa já pode ficar deprimida ou ansiosa. Além disso, a dor impede que a pessoa faça coisas que gosta, como trabalhar e brincar com os filhos. Todas essas situações trazem angústia.
Só que tudo pode ser ainda pior quando as pessoas ao redor não entendem ou até fazem comentários desnecessários como coloquei acima. Infelizmente, é a conhecida falta de empatia.⠀
Só que dor não se questiona. Dor se entende. Não existe uma régua “medidora” de dor. Cada pessoa sente de uma forma, portanto, não podemos classificar nenhum desconforto a partir da nossa ótica ou percepção. Pode ser que outros sejam mais resistentes sim, mas outros não.
Então, quem sente qualquer tipo de desconforto tem que buscar ajuda. Não se deixe levar pelas avaliações externas e que desmerecem o seu sintoma. Procure um médico. Nós estamos aqui para orientar, mas principalmente para estender a mão e ajudar sem julgamentos.
Alguém já passou ou passa por essa situação? Vamos conversar nos comentários.
#REPOST @drarebekapaulo
Dra. Rebeka Paulo – Reumatologista⠀
CRM 148245⠀
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.