Algumas pessoas esperaram horas ou tiveram que ir embora sem a medicação. Secretaria Estadual de Saúde afirmou que fila aconteceu por conta da demanda de pacientes sem agendamento.
Moradores enfrentaram uma fila na manhã desta segunda-feira (6) para conseguir remédios de alto custo em Campinas (SP). As pessoas se concentraram na farmácia para obter a medicação, mas tiveram de esperar horas ou então foram embora sem os produtos. “Não dá pra ficar, decidi ir embora e vou voltar depois”, disse o aposentado Sebastião Martins.
Já a dona de casa Antônia Guise Santo tem um problema respiratório e precisa do remédio Spiriva para tratar a doença. No entanto, ela foi informada que o medicamento estava em falta. “Ela falou pra eu pedir para o médico trocar, mas ele não vai trocar. E eu preciso muito desse remédio”, afirmou.
De acordo com os moradores, outro remédio que está em falta é o Alenia, medicamento usado para controle de falta de ar em pessoas com asmas.
O que diz o estado
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a fila desta segunda aconteceu por conta da alta procura de pacientes fora da data agendada. De acordo com a pasta, ninguém vai ficar sem atendimento.
Sobre os remédios que estão em falta, o governo estadual informou que existem desabastecimentos por “problemas logísticos”. O Alenia e o Spiriva estão em fase de entrega e estarão disponíveis na próxima semana, segundo a pasta.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.