domingo, janeiro 11, 2026
  • Autora
  • EncontrAR – Grupar
  • Biored Brasil
  • Minha Vida com AR
  • Depoimentos
  • Colunas da Pri
  • Cadastro
  • Contato
  • Login
Artrite Reumatóide
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Artrite Reumatóide
Sem Resultado
Ver todos os resultados
Home Notícias

Monitorar os níveis de glicose diariamente é a melhor forma de controlar o diabetes

por Priscila Torres
30/03/2016
em Notícias
Monitorar os níveis de glicose diariamente é a melhor forma de controlar o diabetes

 Entender o diabetes é o primeiro passo para conviver bem com a doença. E para isso, é fundamental compreender como ela afeta o organismo. O monitoramento diário dos níveis de glicose no sangue é a melhor ferramenta para medir esse impacto. Isso porque se esses níveis estão fora do intervalo recomendado pelo seu médico, com grandes oscilações, significa que a doença não está bem controlada e com o tempo podem ocorrer uma série de complicações, entre elas doenças cardiovasculares, renais, oculares e até mesmo amputações.

Quem tem diabetes tem de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto ou acidente vascular cerebral do que uma pessoa que não tenha a doença. Da mesma forma, 65% dos pacientes estão em risco de ter ou já têm algum grau de disfunção renal, condição que triplica o risco de eventos cardiovasculares. Além disso, o diabetes é a maior causa de falência renal em países desenvolvidos e é a maior responsável por grandes custos de diálise. As consequências incluem ainda disfunção sexual, problemas de circulação nos membros inferiores e alterações oculares. Estima-se que mais de 2,5 milhões de pessoas no mundo estão afetadas pela retinopatia diabética, a maior causa de perda de visão de adultos.

https://www.youtube.com/watch?v=LidCfUsv5lI

Uma das formas mais eficazes de conhecer e controlar a doença é o auto monitoramento dos níveis de glicose. Embora proporcione uma série de benefícios comprovados, a prática nem sempre é realizada da forma adequada. Uma revisão de estudos de países da América Latina descobriu que 74% dos pacientes tipo 1 e apenas 38,5% dos pacientes tipo 2 são usuários de medidor de glicemia.

Sem conhecer os efeitos da doença no corpo, 73% dos pacientes com diabetes tipo 2 não alcançam os níveis de glicemia recomendados. Em média, um terço deles deixa de seguir as orientações médicas um ano após o diagnóstico.

Com a ajuda de um aparelhinho chamado glicosímetro é possível verificar as variações da glicose no sangue e dessa forma tomar atitudes que ajudem a controlar a doença, como ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.

O médico é quem deve indicar qual a frequência diária de monitoramento. Em geral a recomendação é que isso seja feito duas vezes por dia. “O auto monitoramento com os glicosímetros permite que os pacientes entendam melhor o impacto da alimentação, da atividade física e dos medicamentos no controle da doença e também que comecem a reconhecer, tratar e prevenir hipo/ hiperglicemias”, diz o médico Dr. Abner Lobão, Diretor de Assuntos Médicos e Educação para América Latina – J&J Medical Devices.

Mudança de hábitos

O diagnóstico do diabetes traz consigo a necessidade de mudança de hábitos, não apenas de alimentação e de atividade física, mas também no que diz respeito ao controle da doença. E muitas vezes esse não é um processo fácil de inserir na rotina. “O diabetes é uma doença crônica e que traz consequências a longo prazo, muitas vezes é difícil para o paciente enxergar e se convencer de que a mudança não pode esperar”, alerta o médico.

No caso de Simone de Souza Menino, o diagnóstico do diabetes tipo 2 veio aos 36 anos. E ela percebeu rápido a importância de mudar o estilo de vida. “O diabetes requer um cuidado diário, contínuo, e para isso é necessário ter informações e insumos para o controle. O sucesso do tratamento está no controle dos níveis de glicose e uma boa dose de felicidade. Coragem, disciplina, controle, rigidez, equilíbrio, são palavras muito fortes, às vezes duras, mas necessárias para a vida do diabético. E podem estar acompanhadas de amor, sorriso, um chocolate sem açúcar, um delicioso sorvete de morango diet. Basta encontrarmos o equilíbrio”, afirma.

Para reforçar a importância do auto monitoramento para um controle efetivo da doença, a Johnson & Johnson Medical Devices, por meio da sua marca OneTouch®, está lançando o Desafio 21 Dias OneTouch®. A campanha convida os pacientes a aceitarem o desafio de fazer diariamente a medição por 21 dias, e dessa forma perceber como este novo hábito proporcionará um melhor controle da doença, e logo, uma vida mais plena e saudável.

Para participar, basta se cadastrar no site www.diabetescontato.com/br ou no telefone 0800 701 5433. Quem aceitar o desafio, poderá ganhar os três livros da Coleção Receitas Saborosas e Saudáveis.

O primeiro volume da Coleção Receitas Saborosas e Saudáveis: Sobremesas, será enviado na casa do paciente após o cadastro no site. O segundo, Refeições, será enviado após o paciente confirmar que participou dos 21 dias do desafio. E o terceiro livro, Lanches, será enviado após o paciente trocar pontos acumulados no programa, por produtos da marca OneTouch®. Se o consumidor já for cadastrado no Programa Diabetes Contato, basta acessar o site e participar do desafio. Na página, também é possível tirar dúvidas dos produtos OneTouch®, além de dicas de como viver bem com o diabetes.

Sobre a LifeScan

A LifeScan, Inc. é parte das empresas Johnson & Johnson Diabetes Care. Com uma visão compartilhada de criar um mundo sem limites para pessoas diabéticas, a Johnson & Johnson Diabetes Care é a união das empresas da Johnson & Johnson dedicadas ao diabetes e conta com a LifeScan, Inc., uma líder mundial em glicosímetros; Animas Corporation, fabricante de inovações para injeção de insulina; e Calibra Medical, Inc., desenvolvedora de um sistema único de patch de insulina para três dias. Nos Estados Unidos, a LifeScan Medical, Inc. é a fabricante líder de glicosímetros e seus produtos OneTouch® são recomendados por mais endocrinologistas e clínicos gerais que qualquer outra marca. Mundialmente, mais de 10 milhões de pessoas dependem dos produtos OneTouch® para realizar testes de forma simples e precisa que ajudará no gerenciamento da diabetes. Para mais informações, visite: www.OneTouch.com.

 

Sobre a Johnson & Johnson Diabetes Care Companies

Com uma visão compartilhada de criar um mundo sem limites para pessoas diabéticas, a Johnson & Johnson Diabetes Care é a união das empresas da Johnson & Johnson dedicadas ao diabetes e conta com a LifeScan, Inc., uma líder mundial em glicosímetros; Animas Corporation, fabricante de inovações para injeção de insulina; Calibra Medical, Inc., desenvolvedora de um sistema único de patch de insulina para três dias; e a Johnson & Johnson Diabetes Institute, uma iniciativa global para melhorar a saúde e a renda mundial por meio da educação e programas de treinamento. Nos Estados Unidos, a LifeScan Medical, Inc. é a fabricante líder de glicosímetros e seus produtos OneTouch® são recomendados por mais endocrinologistas e clínicos gerais que qualquer outra marca. Mundialmente, mais de 10 milhões de pessoas dependem dos produtos OneTouch® para realizar testes de forma simples e precisa que ajudará no gerenciamento da diabetes. Para mais informações, visite: www.OneTouch.com.

Print Friendly, PDF & Email

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela) LinkedIn
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
  • Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail

Descubra mais sobre Artrite Reumatóide

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Postagem anterior

Pacientes com lúpus na Paraíba enfrentam mudanças na rotina e preconceito

Próxima postagem

USP denuncia pesquisador que criou a ‘pílula do câncer’ por curandeirismo e fosfoetanolamina pode ser legalizada como suplemento alimentar

Relacionado Postagens

Consulta Pública nº 99/2025- Elaboração do Protocolo de Uso (PU) do nirsevimabe para prevenção de infecção respiratória em bebês

Consulta Pública nº 99/2025- Elaboração do Protocolo de Uso (PU) do nirsevimabe para prevenção de infecção respiratória em bebês

por Priscila Torres
11/01/2026

A Consulta Pública nº 99/2025 está aberta até o dia 14 de janeiro para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões...

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como o mineral pode ajudar na redução da inflamação e da gordura hepática

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como o mineral pode ajudar na redução da inflamação e da gordura hepática

por Priscila Torres
11/01/2026

Pesquisas internacionais indicam que a deficiência de magnésio está diretamente associada ao avanço da esteatose hepática. A farmacêutica Eliane Gimenez,...

Consulta Pública nº 97/2025- Atualização do PCDT do Tumor do Estroma Gastrointestinal

Consulta Pública nº 97/2025- Atualização do PCDT do Tumor do Estroma Gastrointestinal

por Priscila Torres
11/01/2026

A Consulta Pública nº 97/2025 está aberta até o dia 14 de janeiro para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões...

Consulta Pública nº 103/2025 – Luspatercepte para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependente de transfusão associada com beta-talassemia

Participe das Consultas Públicas abertas da Conitec: manifestações até 14 ou 19 de janeiro

por Priscila Torres
10/01/2026

A consulta pública é um mecanismo participativo que promove o diálogo entre a administração pública e os cidadãos, além de...

Problemas na boca podem indicar doenças autoimunes

Problemas na boca podem indicar doenças autoimunes

por Priscila Torres
10/01/2026

Uma simples ida ao dentista pode revelar um problema mais sério: o diagnóstico de uma doença reumática. Problemas reumatológicos estão...

Consulta Pública nº 103/2025 – Luspatercepte para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependente de transfusão associada com beta-talassemia

Consulta Pública nº 103/2025 – Luspatercepte para o tratamento de pacientes adultos com anemia dependente de transfusão associada com beta-talassemia

por Priscila Torres
09/01/2026

A Consulta Pública nº 103/2025 está aberta até o dia 19 de janeiro para receber contribuições da sociedade (opiniões, sugestões...

Próxima postagem
USP denuncia pesquisador que criou a ‘pílula do câncer’ por curandeirismo e  fosfoetanolamina pode ser legalizada como suplemento alimentar

USP denuncia pesquisador que criou a 'pílula do câncer' por curandeirismo e fosfoetanolamina pode ser legalizada como suplemento alimentar

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Pesquisar

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Conte sua história aqui

Investidores Sociais

Artrite no Youtube

Acesse o nosso Telegram

Parceiro

    Go to the Customizer > JNews : Social, Like & View > Instagram Feed Setting, to connect your Instagram account.
Facebook Twitter / X Youtube Instagram

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 74mil outros assinantes

Blog oficial das ONGs

Escreva aqui sua dúvida e encontre uma publicação

Sem Resultado
Ver todos os resultados

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Sem Resultado
Ver todos os resultados
  • Autora
    • Minha Vida com AR
    • Bariatricar
    • ExercitAR
  • Depoimentos
  • Direitos
    • Sem Juridiquês
  • Doenças Reumáticas
    • Artrites
      • Alimentação na Artrite
      • Artrite Idiopática Juvenil
      • Artrite Psoriásica
      • Artrite Reativa
      • Artrite Reumatoide
      • Artrite Reumatoide e o Olho
      • Notícias sobre Artrites
    • Cartilha Doenças Reumáticas SBR
    • Notícias sobre Artrites
    • CAPS – Síndromes Periódicas Associadas à Criopirina
    • Doenças Autoinflamatórias
    • Doenças Reumáticas
    • Doença de Crhon
    • Dores do Crescimento
    • Esclerose Sistêmica
    • Espondilite Anquilosante
    • Febre Reumática
    • Fibromialgia
    • Lúpus (LES)
    • Osteoartrite
    • Osteoporose
    • Outras Doenças Reumáticas
    • SAF
    • Sind de Sjögren (SS)
  • Notícias
    • ReumatoNews
    • Participação Social
    • ReumaLives
  • Tratamentos
    • Falta de Medicamentos
    • DMARD – Medicamentos Tradicionais
    • Medicamento Biológico
    • Analgésicos
  • Vacinas
    • Vacina da covid19
    • Vacina da Gripe
    • Vacina da pneumonia
    • Vacinacao pacientes especiais
    • Endereços dos CRIES
  • Vídeos
    • Forum Políticas Doenças Reumáticas
    • ReumaLive
    • Webinario Artrite Reumatoide
    • Webserie Artrite Reumatoide
  • Livro Artrite Reumatoide

Todos os direitos reservados ao Blog Artrite Reumatoide. by Agência Criosites (Criação de Sites Campinas)

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In
WhatsApp
Olá, envie a sua mensagem para o nosso Programa de Suporte aos Pacientes
Fale Conosco