A reunião será realizada de 13 a 17h, no SAUS, Quadra 04, Bloco N – Edifício Funasa, em Brasília. O Sindsprev/RJ será representado pelo diretor da entidade, Sidney Castro, que também é vice-presidente da AMAVI.
Documento aponta problemas para tratamento
O Sindsprev/RJ e a AMAVI pretendem apresentar ao ministro Padilha um documento, já elaborado, relatando os principais obstáculos hoje existentes no Brasil para o tratamento das pessoas portadoras de doenças raras. Algumas das questões apontadas no documento são: a falta de informação de pacientes sobre as doenças raras; a necessidade de mais investimento em pesquisa para a busca de novos tratamentos e medicamentos; o despreparo dos profissionais de saúde para diagnosticarem e promoverem o tratamento das doenças raras; e as disparidades regionais no acesso ao tratamento das doenças raras, gerando o problema do subatendimento.
Regulamentação da Portaria 81
Uma das reivindicações centrais do Sindsprev/RJ, AMAVI e dezenas de outras entidades que defendem os portadores de doenças raras é a regulamentação da Portaria nº 81, do Ministério da Saúde, que institui a política de genética clínica no âmbito do SUS.
“Temos expectativa de que essa reunião com o ministro Padilha dará um grande impulso à nossa luta para garantir um tratamento condizente aos mais de 15 milhões de brasileiros afetados pelas doenças raras, que em geral são crônicas, de origem genética, debilitantes e potencialmente fatais”, explica Sidney Castro.
Algumas dessas doenças são: Neurofibromatose, Anemia Falciforme, Ataxia Dominante, Síndrome do X Frágil, Distrofia Muscular, Doença de Huntington, Osteogenesis Imperfecta, Porfirias, Doença de Gaucher, Doença de Fabry e outras.
Texto Adaptado de:
http://www.sindsprevrj.org.br/jornal/secao.asp?area=24&entrada=5583
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Pryscila Torres PARABÉNS!!! Estamos com você, que Deus ilumine essa nossa grande oportunidade.
Espero que o Ministro da Saúde seja um bom ouvinte. E absorva todas as reivindicações e as conduza para as soluções. É o começo da luta. Pri vai em frente, estamos no apoio. Abs.