ReumaBlogs

Minha família, eu e o reumatismo

O isolamento deu pano pra manga! Essa quarentena (e tudo relacionado a ela) rendeu.

Repensamos milhões de coisas, ficamos putos com tantas outras. Conhecemos o lado feio de muita gente, enchemos saco de fazer nada e de fazer tudo só que dentro de casa.

O isolamento está se flexibilizando em alguns estados, ficando mais rígido em outros e continua difícil explicar algumas coisas pra família e amigos. Uma seguidora comentou comigo dessa dificuldade e disse “como fazer a família entender?”.

Fórmula? Não tem!

É bem difícil fazer alguém compreender uma coisa que não se vê. Parece que quando a doença não tem uma cara, as pessoas não acreditam nela.

Quem está com a doença sob controle, usa imunossupressor e levava uma vida normal (porque quando fica desse jeito é a assim que a vida vai: normalmente) se viu diante da dúvida alheia quanto a necessidade do isolamento, quase que na obrigação de colocar uma placa justificando estar em casa.

Fato que desde o começo, o paciente em uso de imunossupressor foi orientado a se afastar e se manter em casa. Só não sabíamos que ia durar tanto!

E agora com a flexibilização, vai ser tudo novo de novo, mais um monte de dúvidas e novas orientações. Aos poucos a vida vai voltando normal e a rotina (saudade, amiga!) se estabelecendo.

Então, voltando à questão da pergunta da seguidora (como fazer entender?), eu não acho que seja só sobre o isolamento: é também sobre ser ser doente crônico, sobre usar medicamento, sobre ter uma dor que ninguém sente, sobre ser paciente.

#lupus #osteoporose #artrose #osteoartrite #gota #fibromialgia #autoimunidade #anticorpo #artritereumatoide #espondilite #reumatismonosangue #joelhotorto #dornocorpotodo #dornajunta #reumatologia #reumatologista #reumatosp #rheuma #rheumatology

#REPOST @lorenza.silverio

Anúncios

Related posts

A dor é invisível. O tratamento não!

Priscila Torres

Síndrome de Sjogren: boca seca, olhos secos e dor nas articulações

Priscila Torres

Colágeno não é bom só para pele !

Priscila Torres
Loading...