Meu nome é Mariana, tenho 18 anos e fui diagnosticada com Artrite Reumatóide Juvenil aos 15 anos.
Na época eu não andava de tanta dor que sentia, e os dedos das mãos inchados e escuros. Comecei o tratamento com os remédios indicados para controle da doença, mas todas as tentativas foram em vão, meu organismo reagia negativamente aos medicamentos e até hoje só aceitei prednisona (o maldito corticóide), que é o remédio que tira minha dor.
Este mês entrei em crise e o joelho esquerdo está cheio de líquido, passei recentemente por uma bateria de exames e descobrimos que meu joelho já passou da artrite para artrose e preciso recorrer a um ortopedista para acompanhar meu caso junto a minha reumato. Fiquei muito abalada, pois este ano mudei de cidade e fui morar sozinha, longe dos meus pais, para me dedicar ao sonho de me formar e ser um dia professora. Com essa notícia ruim, tenho que retornar e ficar perto da minha família que pode me ajudar quando estou em crise, com muita dor e dificuldade para andar.
Por causa do corticóide tenho o famoso rosto Lua Cheia, sou obrigada a ouvir comentários dos meus amigos sempre, sobre minhas bochechas grandes e meu rosto redondo. Acne? Outro sofrimento!
Mas levo tudo numa boa por incrível que pareça, sou muito jovem e acredito que posso mostrar que é possível ter uma vida normal e feliz apesar da doença… Conto também com a fé em Deus, que me mantém forte a cada dia para lutar.
E meus sonhos não vão ser esquecidos, é só uma fase ruim, que logo passa e volto a voar novamente!
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.