O metotrexato (MTX) é um dos medicamentos mais utilizados na reumatologia, com vários estudos atestando sua eficácia em diversas doenças como artrite reumatoide, vasculites e dermatomiosite! É considerado uma medicação imunossupressora e seu principal mecanismo de ação é inibir a proliferação das células responsáveis pela inflamação, como os linfócitos.
Em geral, a posologia do MTX oral é de apenas uma vez por semana. Apesar da grande parte dos pacientes não sentirem absolutamente nada, para muitos, o dia de tomar o MTX pode ser bem penoso. Isso por conta de seus potenciais efeitos colaterais, que incluem principalmente sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos, mal-estar e dor de estômago.
Esses efeitos podem ser amenizados com algumas orientações:
– Tome seu MTX junto com as refeições, isso pode aliviar os sintomas.
– O uso do ácido fólico é um super aliado na redução desses sintomas. Não esqueça dele!
– Preste muita atenção na dose prescrita! Tomar doses excessivas pode ser muito tóxico!
– Caso os sintomas “gástricos” persistam, retorne ao seu reumatologista para que ele possa avaliar medidas de alívio para esses sintomas!
– Alguns pacientes melhoram com a troca da via oral para subcutânea ou divisão da dose oral em dois dias.
O MTX é um medicamento muito eficaz e seguro. Porém, necessita sempre de um acompanhamento especializado, com monitorização de potenciais efeitos colaterais através de exames periódicos! Seu uso é contraindicado na gestação e lactação!!
#REPOST @dravivianemachicado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.