“Toma um remedinho que sara”, todas as pessoas já ouviram alguma frase parecida na vida. Antes da artrite reumatoide, tudo se resolvia com algumas poucas doses de medicamentos, mas depois da artrite reumatoide, as coisas já não parecem as mesmas, um remedinho não basta, aliás, os remédios na artrite reumatoide fazem parte do tratamento, mas o tratamento completo da artrite reumatoide vai além dos medicamentos, é preciso que algumas coisas façam parte da sua vida, tais como:
- Mudanças de hábito de vida, exemplo: alimentação saudável e peso saudável.
- Praticar atividade física para ganhar força muscular e resistência.
- Realizar fisioterapia para aprender a fazer alongamento, corrigir posturas viciosas e diminuir as dores.
- Fazer acompanhamento com o Psicólogo.
- Fazer acompanhamento com o Terapeuta Ocupacional, para aprender a realizar as atividades de vida diária sem sobrecarga articular e também aprender a tornar o ambiente da casa e do trabalho acessível.
- Fazer acompanhamento com o Nutricionista ou Nutrologo.
- Visitar com frequência o Dentista, pois muitas vezes aquela Dor de ATM, comum na artrite reumatoide, não melhora com remédios e sim com cuidados do dentista.
Na minha vida com artrite reumatoide, eu aprendi que quando tomamos apenas remédio a artrite reumatoide parece não melhorar como esperamos, durante alguns anos, eu esperava que o remédio fosse minha fórmula mágica.
Quando eu entendi que para o tratamento evoluir bem, é preciso ir além dos medicamentos, neste momento eu comecei a conhecer a real fórmula mágica contra a artrite. Tomar medicamento na artrite reumatoide não é tudo, precisamos fazer a nossa parte e dessa forma iremos desfrutar dias leves com artrite reumatoide controlada.
Definitivamente aprendemos com a artrite que nem sempre um remedinho sara.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.