Pacientes que esperam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina por uma cirurgia convivem com a incerteza de quanto tempo terão que aguardar. O estado está descumprindo uma lei que foi criada para dar aos pacientes o direito de saber quando serão operados.
A aposentada Elvira Bossert Puyol aguarda por uma cirurgia no ombro, depois que um tendão se rompeu. A fisioterapia até ajudou, mas os movimentos ainda não estão normais.
“Dava sempre que o site estava em manutenção, fui no posto de saúde e falaram que não conseguiram, que iriam arrumar, mas não tinha previsão de tempo”, disse Elvira.
Em 2016, os deputados catarinenses aprovaram a lei que obriga a Secretaria de Estado da Saúde a informar a situação da fila de espera do SUS, mas só no final do ano passado a lista passou a ficar disponível pela internet.
Entretanto, apesar da obrigatoriedade de que seja divulgada a estimativa de prazo para o atendimento, o campo da informação no cadastro da Elvira permanece em branco, assim como para os demais pacientes.
“Não é possível estimar tempo exato, depende de muitas variáveis. Também temos muitos procedimentos com vários médicos”, explicou a gerente regional da Central de Regulação e Internação, Eleonora Bahr Pessoa.
Enquanto a Central de Regulação descumpre a exigência da lei, aos pacientes resta ficar consultando a lista a toda hora.
“Se ele consultar a fila em dias alternados ou depois de uma semana ou um mês, ele vai conseguir se enxergar na fila e essa fila vai descrescendo”, afirmou Eleonora.
A Central de Regulação informou que a cirurgia de Elvira deve ocorrer ainda neste mês. A paciente ainda aguarda ser avisada porque o que ela mais quer agora é ficar sem dor. “Poder ter os movimentos bem tranquilos e viver melhor”, disse a aposentada.
Fonte: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/lei-que-obriga-secretaria-da-saude-a-divulgar-situacao-da-fila-do-sus-para-cirurgia-e-descumprida.ghtml
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.