A Assistência Farmacêutica passa a receber a versão genérica do medicamento Leflunomida, os estados de MG – RJ e PR, em breve irão dispensar o Leflunomida Genérico em vez de Leflunomida (ARAVA).
Os pacientes de Artrite Reumatoide e os médicos prescritores de Leflunomida, não foram notificados dessa mudança, e não tem conhecimento que será dispensado Leflunomida Genérico em vez de Leflunomida original (ARAVA).
Sabemos que o Ministério da Saúde, busca diminuir os custos para quem sabe aumentar o acesso, mas vivemos em uma democracia e temos o direito à transparência pública, temos direito de saber o que vamos receber ao chegar na farmácia de alto custo.
Agora nos resta ficar de olho na Farmacovigilância deste novo Leflunomida.
A Farmacovigilância é o controle das reações adversas (efeitos colaterais) dos medicamentos após a comercialização do mesmo, para ser registrado o medicamento genérico tem que provar ter a mesma eficácia e segurança. Porém, após a comercialização em larga escala que é possível acompanhar os efeitos adversos não esperado e esperados que estão descritos em bula. As reações adversas devem ser comunicadas à ANVISA através de um formulário próprio disponível online chamado NOTIVISA.
Tentamos entrar em contato com o fabricante do Leflunomida genérico, mas não fomos atendidos em nossos questionamento de pacientes usuários de Leflunomida.
O Ministério da Saúde justifica dizendo que o produtor do Leflunomida genérico é um bom laboratório, mas o que questionamos é porque não nos contar que vamos receber genérico em vez de original? aliás, temos direito de saber o que vamos tomar!
Fica a pergunta, “E quando forem os Biossimilares, será desse jeito que o Ministério da Saúde vai incorporar e distribuir?” #Medo!
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.