É muito comum ouvir sobre fratura óssea, desgaste no osso, osteoporose e reumatismo. Porém, um quadro clínico que também pode atingir a região é o infarto de osso.
A osteonecrose ocorre quando a cabeça do fêmur não recebe a
circulação sanguínea adequada, o que pode resultar em uma necrose no local. “Nem todo infarto ocorre no coração. Há também o infarto de osso, denominado clinicamente de osteonecrose da cabeça do quadril”, explica o ortopedista David Gusmão.
Apesar de pouco conhecido, o quadro é diagnosticado por meio de exames de imagem. Geralmente, o paciente chega ao consultório relatando dores ou dificuldades para fazer alguns movimentos que exigem o quadril. Em casos mais sérios, a pessoa afetada começa a mancar. “O diagnóstico pode ser obtido via ressonância magnética. Nesses pacientes, as imagens mostram deformidades no quadril e nos ossos afetados”, explica o médico.
A osteonecrose pode ocorrer de maneira natural ou ser provocada por lesões. O ortopedista orienta que as pessoas não negligenciem os sintomas, pois o prognóstico depende da agilidade com a qual o problema é encarado.
“Quanto antes detectado o problema, melhor. Nos casos recentes, é possível realizar um tratamento não cirúrgico. Quando o quadro está instalado há mais tempo, a substituição da cabeça do quadril pode ser necessária”, explica Gusmão.
Relacionado
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Otima materia, presiso saber mais e ter indicações de medicos para seguir um tratamento correto. Meu marido esta com diagnostico de ENFARTO OSSEO SEVERO, através de ressonancia, tomo, Raio X… Novo Hamburgo RGS