ICB-USP promove curso sobre uso racional de medicamentos
para profissionais da área da saúde

Curso será a distância e abordará treze temas relacionados ao uso de medicamentos, com carga horária estimada de 52 horas. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março.

Entre os dias 22 de março e 21 de junho, o Departamento de Farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) irá promover o curso de extensão a distância “Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos”. O curso terá carga horária de 52 horas e é voltado para profissionais da área da saúde que lidam com a prescrição e dispensação de medicamentos, como médicos, dentistas, farmacêuticos e enfermeiros. As inscrições podem ser feitas até 10 de março, preenchendo um formulário disponível neste link e o valor de inscrição é de R$ 180,00.

O objetivo principal do curso é promover a individualização na prescrição de medicamentos, levando em consideração as características do paciente para otimizar o seu tratamento, o que gera redução de custos com saúde, internações, tempo de permanência hospitalar, além de poder evitar procedimentos clínicos e cirúrgicos dispendiosos.

Os participantes receberão informações para fazer uma prescrição correta, sabendo indicar doses adequadas, pelo tempo necessário, usando como base análises do histórico farmacoterapêutico, da situação geral e as necessidades individuais do paciente. Este ano, o curso terá uma abordagem clínica mais aplicada com novos exercícios, aulas teóricas em vídeo e salas de bate-papo.

O curso será ministrado por Moacyr Luiz Aizenstein, professor graduado em Farmácia e Bioquímica com doutorado em Fisiologia pela Universidade de São Paulo. Ele é autor dos livros Fundamentos para o Uso Racional de Medicamentos e Introdução a Psicofarmacologia Clínica.

As aulas serão divididas em treze semanas e os temas são: Introdução à Farmacologia Clínica (22/03), Farmacoepidemiologia (29/03), Farmacovigilância (05/04), Farmacogenômica (12/04), Farmacoeconomia (19/04), Farmacocinética Clínica (26/04), Interações Medicamentosas (03/05), Farmacologia Clínica na Gestação e Lactação (10/05), Farmacologia Clínica na Pediatria (17/05), Farmacologia Clínica na Geriatria (24/05), Farmacologia Clínica na Obesidade (31/05), Farmacologia Clínica na Insuficiência Renal (07/06) e Farmacologia Clínica na Insuficiência Hepática (14/06).

Serviço:
Curso “Farmacologia Clínica: Uso Racional de Medicamentos
Inscrições: até 10/03/2021 neste link
Realização: 22/03 a 21/06/2021
Contato: aizenst@icb.usp.br

Olá, participe da conversa, deixe o seu comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Artigos Relacionados

Não me conformei com a opinião de apenas um médico

Comecei a ter sintomas com 36/37 anos, o médico tratava como LER (Lúpus eritematoso sistêmico) que custou o diagnóstico… Depois passei a tomar anti-inflamatórios...

Judicialização da saúde: como usar a Justiça gratuita contra a SUS

A judicialização da saúde é um fenômeno que cresce a cada dia e esse aumento expressivo se deve a algumas situações.  É verdade que as...

Planejar aposentadoria fica ainda mais difícil na pandemia

Trabalhador deve conhecer sua vida contributiva e as regras da Previdência antes do pedido A pandemia de Covid-19, a crise econômica e a reforma da...