Pacientes reclamam falta de remédio para asma e artrite reumatoide; não há previsão para regularização do estoque. Na manhã de ontem (09/07), uma longa fila se formou no local.
O Bom Dia Minas recebeu a reclamação de uma telespectadora sobre a falta de medicamento para asma na Farmácia de Minas, em Belo Horizonte. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que não há um desabastecimento geral e que se tratava de um problema isolado.
A nova reclamação recebida pela TV Globo foi com relação à falta de remédio para artrite reumatoide, que é uma doença autoimune. O desabastecimento foi confirmado pela SES-MG. A explicação para a não disponibilidade do medicamento Abatacepte 125 mg/ml (solução injetável) é que Minas Gerais aguarda entrega por parte do Ministério da Saúde, responsável pela aquisição do medicamento e distribuição aos estados, para que seja fornecido aos pacientes cadastrados.
Até a tarde de quarta-feira (8), o remédio ainda não havia sido entregue. A SES-MG informou que aguarda a chegada do item ao almoxarifado para que seja autorizada a distribuição para todas regionais de saúde.
A respeito da reclamação sobre a medicação para asma, a Secretaria Estadual de Saúde enviou nota informando que algumas apresentações do Budesonida Formoterol 200mg estão indisponíveis, mas o processo de compra está em andamento para viabilizar a aquisição por parte do estado.
A consulta para o filho da telespectadora, que tem asma, estava marcada para quinta-feira (9). Uma longa fila se formou na Farmácia de Minas, no bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de BH logo cedo, com o dia ainda escuro. A pessoa que estava na primeira posição informou à reportagem que chegou ao local por volta das 4h30.
Fonte: G1 Minas Gerais.
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.