Fortalecendo suas articulações – Exercício pode manter articulações fortes Ficar ativo fortalece os músculos que sustentam suas articulações e os faz absorver melhor o impacto
-
Fortalecendo suas articulações
O exercício ajuda a manter as articulações flexíveis e fortes. Ele também pode ajudar a perder peso, o que leva a diminuir a pressão e dores nas articulações. Cada quilo que você perde diminui cerca de 4 quilos de pressão sobre seus joelhos e 6 sobre seus quadris. Antes de iniciar atividade física, pergunte ao seu médico quais as opções indicadas para seu estado, para que você possa fazer com segurança.
Fortalecendo suas articulações: O aquecimento
Aqueça com movimentos suaves preparando seu corpo para o treino. Exercícios suaves, tais como encolher os ombros, movimentar cada articulação que será utilizada no exercício principal, círculos com os braços, caminhada. Lembre-se, não deve haver dor nos exercícios.
- Veja também artrite reumatoide e atividade física
Escolhendo a atividade
Ficar ativo fortalece os músculos que sustentam suas articulações e os faz absorver melhor o impacto. O exercício aeróbio (cardio) ajuda o músculo mais importante: seu coração. Você deve exercitar ao menos 30 minutos diariamente, comece a pensar sobre o quais atividades são melhores para você, natação, tênis, basquete, dança ou qualquer outra coisa que você goste.
Ficando forte
Exercícios de fortalecimento, como treinamento de peso ajuda a construir os músculos que sustentam suas articulações. Você pode usar pesos, borrachas, ou até mesmo uma garrafa de água de 1 litro. Comece com pesos que você pode levantar 12 a 15 vezes, sem curvar ou mudar sua postura. Fale com um professor certificado, de preferência que conheça sua doença e suas limitações para ajudar a projetar o melhor programa de fortalecimento para você.
Ouça o seu corpo
Ouça o seu corpo e conheça seus limites. O exercício deve desafiá-lo, mas ele não deve causar dor. Se você tem alguma dor muscular leve depois de iniciar um novo exercício, isso é normal. No entanto, se ele dura mais de dois dias converse com seu professor. Se você tiver qualquer dor duradoura, consulte o seu médico.
Fonte: Espondilite Brasil
Descubra mais sobre Artrite Reumatoide
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.