Fibromialgia e exercício físico

Quando a pessoa é diagnosticada com fibromialgia, muitas vezes a primeira coisa que passa na cabeça dela é não fazer nada, se retrair ou até mesmo ficar deprimida a maior parte do tempo na cama.

Provavelmente seu médico vai recomendar algum exercício. E, se você não tem o hábito de praticá-los, vai precisar começar do zero e devagar. O fortalecimento muscular vai ajudar muito nos sintomas da fibromialgia.

A percepção de esforço percebida é muito importante para saber se o exercício está muito pesado ou muito leve pra você, se estiver sendo acompanhada por algum profissional de Educação Física sempre repasse o feedback do seu treino e se está tendo algum desconforto.

Faça um exercício mais constante, como uma caminhada simples e exercícios leves vá aumentando e intensificando progressivamente desde que você respeite a sua dor, pois o exercício tem papel importante na melhoria da dor da fibromialgia.

O exercício é um dos tratamentos mais eficazes para a fibromialgia. Combate todos os sintomas da doença, incluindo dor, fadiga e problemas de sono. A atividade física vai ajudar a manter a massa óssea, melhorar o equilíbrio, reduzir o estresse e aumentar a força. Fazer exercícios regulares também auxilia no controle de peso, o que é importante para reduzir a dor da fibromialgia.

No início pode ser desconfortável a mudança da sua rotina e de seus hábitos prática de exercício físico, mas você tem que acreditar que realmente ajuda, o primeiro passo é saber que cada dia de atividade é um passo para melhora.

Um estudo de 2010 publicado na “Arthritis Research & Therapy” descobriu que as atividades diárias regulares, como subir escadas, fazer jardinagem ou fazer tarefas domésticas, podem ajudar a reduzir a dor e melhorar o condicionamento diário das pessoas com casos mais graves de fibromialgia.

Lembre se que cada indivíduo é único, então o que funcionar pra um, pode não funcionar pra outro, um pode sentir mais dor do que outro, então tome cuidado e sempre procure ajuda de um profissional da área e faça acompanhamento médico para saber o andamento da doença, se melhorou, estabilizou ou piorou.

Se você já era ativo antes da fibromialgia, talvez precisem ouvir melhor seu corpo e aprender a levá-lo mais devagar do que pode estar acostumado, respeitando suas fraquezas e sabendo como superar a cada dia as novas barreiras.

Para obter o máximo benefício do exercício, você realmente precisa manter uma constância no treinamento e fazer algo que não seja sacrificante pra você, o mais importante é encontrar algum tipo de exercício que você goste e se sinta bem, mas não negligencie o que realmente vai melhorar sua dor, que são exercícios resistidos.

Faça exercícios na hora do dia em que você se sinta melhor, alongue-se sempre, isso vai te ajudar a aquecer os músculos e minimizar a dor após o exercício.

Embora o exercício possa melhorar os sintomas da fibromialgia, os efeitos nem sempre são imediatos. O exercício é realmente o melhor tratamento a longo prazo para a dor e a fadiga da fibromialgia, mas pode levar até seis meses antes de você notar uma mudança nos seus sintomas.

Você definitivamente precisa ser paciente e ir devagar.

O exercício é a primeiro passo para começar uma jornada para o bem-estar e uma melhora na saúde. Nunca desista!

Fonte: Cambe JNC

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